COACHING

coach.05QUE É COACHING E PARA QUE SERVE?

Em poucas palavras, Coaching é uma técnica que ajuda você a atingir metas. Imagine que você esteja descontente com algum aspecto de sua vida, em uma área específica (ou em mais de uma), e esteja querendo mudar isso. Vem tentando e não consegue. O que fazer?

Basicamente, é para isso que serve o Coaching como ferramenta ou processo de mudança para atingir resultados previamente estabelecidos.

Meta

Meta

O que o coach (o profissional que aplica a técnica) faz é ajudar o coachee (o cliente), a estabelecer com clareza a sua meta principal nessa área especifica, traçar um plano de ação com base em metas menores que o levam até o objetivo desejado. Quer dizer, é sair do ponto A, realidade atual, e chegar ao ponto B, resultado esperado.

coach.02COMO UM COACH TRABALHA

Abre-se um leque de possibilidades. E cada profissional escolhe o nicho específico em que quer trabalhar, que ferramentas vai usar; se vai atender de forma presencial em seu próprio escritório, pela internet, por telefone, etc. São muitas as possibilidades.

Quanto ao processo em si, o coach leva em conta os valores, as crenças, a consciência, os traços de personalidade do coachee (cliente) e ainda outros aspectos.

O coach também leva em conta seus próprios valores, crenças, consciência, o nicho em que escolheu trabalhar, etc. Isso significa dizer que nem sempre um determinado coach vai atender você.

Muito vai depender do que você quer e se o coach se encontra qualificado para atender você, além dos aspectos já mencionados e talvez outros que o coach determine para si mesmo, conforme a ética que segue.

Por exemplo, veja a questão do nicho, quer dizer, a área em que o coach se especializou, por formação, experiência, estudo e outros meios. As possibilidades são inúmeras. Veja algumas abaixo.

  • Coaching esportivo
  • Coaching executivo
  • Escolha de carreira
  • Transição de carreira
  • Emagrecimento saudável (ou perda de peso)
  • Relacionamento
  • Passar em concursos
  • Vendas
  • Life coaching

Sinceramente, não sei se existe alguma área na vida para a qual não seja possível recorrer a um coach.

É claro que o profissional vai levar em conta diversos fatores antes de atender alguém. Isso porque, embora um coach possa atender em uma diversidade de áreas, em geral, é melhor quando ele atende em poucas áreas ou mesmo em uma só. É mais produtivo assim.

Em meu caso, por exemplo, gosto de trabalhar com mudança de hábitos e características de personalidade.

Só parar você ter uma ideia, conhece alguém do tipo ‘pavio curto, toma lá dá cá e que não leva desaforos para casa’?

Consegue notar quantas dificuldades alguém assim enfrenta no ambiente educativo, profissional, familiar, social, esportivo e outros?

Por exemplo, alguém do tipo ‘Não levo desaforos para casa’ muitas vezes leva para casa ferimentos físicos e emocionais, tanto para si mesmo como para a sua família e outros, não é verdade? Sem contar que corre o risco de nem chegar vivo em casa. Trágico, não?

A boa notícia é que qualquer pessoa pode mudar. Em minha opinião, que pode ser até muito pessoal, mas você talvez ache interessante analisar, leva em conta inicialmente responder a 4 interessantes perguntas.

5558764 Aspectos A Levar Em Conta

  1. Reconheço a necessidade de mudar? Admitir inequivocamente que é necessário mudar.
  2. Quero mudar? Ter o desejo de mudar, alimentar esse desejo, intensificá-lo.
  3. Comprometo-me, de verdade, com a mudança que um processo de coaching proporciona? Não é simplesmente prometer a si mesmo que vai mudar.  É mais do que isso, é assumir a responsabilidade pela mudança. É obrigar-se pelo compromisso de mudar.
  4. Confio no profissional que me atende?. Isso envolve crer, acreditar, convictamente, na capacidade do profissional de ajudar você.

Mas talvez você raciocine assim. Ora, se eu considerar as três primeiras questões: reconhecer a necessidade de mudar, querer mudar e me comprometer com a mudança, que necessidade eu tenho de buscar ajuda?

coach.82 Bons Motivos Para Buscar Ajuda

Primeiro, talvez você só consiga enxergar essas questões com clareza com a ajuda de um profissional, de um bom coach, por exemplo.

Segundo, o profissional, além de ajudar você a enxergar esses aspectos com a devida clareza, vai ajudá-lo também a acessar e identificar ferramentas e recursos que você já poderia estar usando.

Vai acompanhar o seu progresso, ajudar você a fazer ajustes no decurso do processo, se necessário, e vai ser um fator de motivação.

Você tem perguntas sobre Coaching e gostaria de saber mais sobre esse assunto? Inscreva-se neste blog clicando aqui, preenchendo o formulário que vai aparecer e enviando a seguir.

BAIXE GRÁTIS O SEU

E-BOOK SUPERE AS EMOÇÕES NEGATIVAS