Como Superar A Procrastinação Em 5 Passos Simples

capComo superar a procrastinação em 5 passos simple é mais do que apenas uma boa ideia. Há coisas que se você não usar hoje, pode guardar para usar amanhã ou mesmo depois. Mas isso não se dá com o tempo.

Tempo não usado é tempo perdido. Sua vida é medida em tempo. Tempo não usado corretamente é parte da vida que se desperdiça.

Pergunte-se então: como estou usando o meu tempo? Quão produtivo estou sendo? Estou realizando os meus objetivos em tempo para usufruí-los? Estou sempre deixando coisas importantes para fazer depois?

Se você quer viver, de fato, precisa determinar quão produtivo está sendo, quão realizador você é. Quantos objetivo deixou de alcançar pelo simples fato de estar sempre deixando para depois?

A procrastinação pode tornar a vida um ciclo vicioso de não realização, insatisfação e persistente sentimento de culpa.

Quer virar o jogo a partir de agora? Então vamos entender os aspectos da procrastinação e como superá-la em 5 passos. Vamos considerar alguns dos fatores mais importantes, o que inclui saber o que fazer para superá-la.

  • Que é procrastinação
  • Por que as pessoas procrastinam
  • Consequências da procrastinação
  • Como superar a procrastinação

relogios.003Que É Procrastinação

Para saber como superar a procrastinação em 5 passos simples é necessário primeiro entender bem do que se trata. Em poucas palavras, procrastinação é sempre deixar para depois alguma coisa que precisa ser feita.

O procrastinador vive conforme a máxima: ‘por que fazer agora o que pode ficar para amanhã? O problema é que ele faz isso com quase tudo na vida, na maioria dos casos.

Quem está sempre fazendo isso tem o hábito de procrastinar. O procrastinador vive uma inversão do pensamento ‘por que deixar para amanhã o que pode ser feito hoje?’

Viver desse jeito é deixar o tempo passar. Em outras palavras, é deixar a vida passar. Quando esse hábito está presente em mais de um aspecto da vida de alguém, pode ser que esse alguém leve uma vida sem realizações, uma vida improdutiva.

stress.001Por Que As Pessoas Procrastinam

Um dos fatores é a impaciência. Há pessoas que não gostam de esperar. Quando percebem que um empreendimento vai levar mais tempo do que imaginava, ficam impacientes e resolvem deixar para depois, quando supõem que terão mais tempo.

Mas isso apenas piora a situação, e pessoa fica enredada em uma verdadeira teia de aranha de perda de tempo. Outro fator pode ser a falta de energia mental mesmo, a falta de vontade, a indisposição de sair da zona de conforto.

Há também aqueles que pensam que se não podem fazer algo perfeito, é melhor deixar para depois quando as circunstâncias forem ideais. Isso se chama perfeccionismo. Esse hábito é um verdadeiro obstáculo em qualquer caminho que poderia ser realizador.

Outro fator é a falta de um objetivo claro, bem definido, e foco nesse objetivo. Isso pode ocorrer também por conta de outro fato já mencionado, a falta de energia mental, quer dizer, a preguiça mental, o desânimo .

A falta de habilidade no gerenciamento do tempo é também um dos fatores da procrastinação. Outras causas podem estar mais diretamente ligadas a problemas específicos de saúde mental e emocional, como a depressão e o déficit de atenção, por exemplo.

Vamos entender o próximo aspecto da procrastinação e, a partir daí, partiremos para a superação desse problema.

stress.002Consequências Da Procrastinação

O procrastinador, em geral, enfrenta muitos problemas de ordem pessoal, familiar, profissional e outros.

Pense, por exemplo, nas dificuldades de alguém que precisa estudar para passar em um concurso ou mesmo nas provas escolares, mas está sempre deixando para estudar quando estiver mais perto do dia do concurso ou da prova.

Quando está bem perto desse dia, ele resolve estudar mas log verifica que o tempo que falta é pouco demais, então, sob uma pressão muito maior, estuda como um desesperado, vara noites estudando.

Chega o dia da prova, e ele está mentalmente cansado demais para lembrar das respostas mais simples. Depois de feita a prova, sem nenhuma possibilidade de mudar as respostas, descobre que deu muitas respostas erradas a perguntas para as quais sabia as respostas.

Triste, não? Pense nesta situação do âmbito familiar: Um procrastinador crônico se casa com uma mulher extremamente realizadora, ou vice-versa.

Acho que já presenciou algo assim, não é verdade? Os desentendimentos são constantes, o que só prejudica o relacionamento. E de novo, triste, não?

Algo semelhante pode acontecer no ambiente de trabalho, o que também só resulta em prejuízo. E quando alguém percebe que já se passaram décadas da sua vida, período em que poderia ter realizado muito mais, pode ser muito triste.

Felizmente, é possível superar a procrastinação e realizar muito mais na vida, de forma equilibrada, sem competir com ninguém, a não ser consigo mesmo.

reun.2.99Como Superar A Procrastinação Em 5 Passos Simples

Os passos para superar a procrastinação estão ao seu alcance. É algo simples, e o esforço mais do que vale a pena. E então, vamos lá? Os passos são estes:

reun.908Primeiro Passo: Descubra E Entenda Os Motivos

Primeiro de tudo, descubra e entenda os seus motivos, que podem ser bem diferentes dos motivos de outro procrastinador. Como fazer isso? Responda às seguintes perguntas:

  • O que me leva a deixar para depois tarefas importantes que eu deveria realizar logo?
  • O que em geral faço logo após deixar uma tarefa importante para depois?
  • Com que frequência faço isso?
  • Qual é o peso sobre o meu estado emocional quando se aproxima o prazo de entrega da tarefa?
  • Como me sinto quando penso em quanto poderia ter realizado até agora, mas não realizei por causa do meu hábito de procrastinar?

Uma vez descobertos e entendidos os seus motivos, o que mais fazer para superar o problema?

relo.999Segundo Passo: Descubra os valores por trás

Isso mesmo, primeiro, ao estabelecer algum objetivo, em qualquer área da vida. comece por fazer estas perguntas simples, mas profundas:

  • O que me leva a querer isso?
  • Como imagino que vou me sentir quando conseguir?
  • O que significa ou, quão importante, é isso para mim?

Essas perguntas poderão lhe ajudar a encontrar os reais valores por trás do objetivo.

Com ‘valores’ refiro-me ao que você considera como muito importante na vida. Esses valores podem incluir coisas como: senso de realização, segurança, seu bem-estar, o bem-estar e a segurança de sua família, poder contribuir para o bem dos outros, sua relação com Deus e assim por diante.

Se você descobrir que os motivos por trás são apenas a satisfação de vaidades e desejos passageiros, entenda que sua motivação será tão passageira quanto essas coisas.

Por outro lado, se os valores por trás forem fortes, é mais provável que você tenha a motivação para prosseguir, apesar de obstáculos. Mas é preciso fazer o exercício. Em parte, é isso que lhe dará força e o fará superar o hábito de procrastinar.

Terceiro Passo: Pense nas consequências da procrastinação

Por favor, ao fazer o que diz esse subtópico, não demore muito nele. Afinal, você guiaria o seu carro o tempo todo olhando pelo retrovisor? Claro que não, certo? Para viajar com segurança, o melhor é olhar mais para frente.

Assim também, olhar demais para o passado e ficar pensando no que não fez e deveria ter feito pode atrapalhar em vez de ajudar.

O retrovisor é apenas para evitar alguns perigos. Ainda assim, na dosagem certa, isso poderá ajudar você a superar a procrastinação. Agora, é partir para o mais importante.

Quarto Passo: Pense nos resultados da realização

Agora, ao pensar nos resultados, forme a imagem mental mais impressiva possível. Imagine-se no momento da realização, viva a cena, veja as pessoas à sua volta, experimente o senso de realização.

O objetivo estabelecido é aonde você quer chegar. Estabeleça de forma clara o momento de partida, que pode incluir data e hora.

Trace o caminho, quer dizer, estabeleça metas precisas para realizar em base mensal, semanal e outras menores para realizar diariamente, mesmo que neste caso seja apenas avaliar o que fez no final do dia e planejar o que fará amanhã. Próximo paço: entre em ação.

Quinto Passo: Entre Em Ação

Quando se trata de realizações, muito mais que intenções e planejamento, as ações é que vão conduzir você ao resultado final, atingir o objetivo.

Diga a algumas pessoas de sua confiança o que você decidiu fazer, especialmente se essas pessoas costumam torcer por você. Mantenha-se focado. Para ajudar nos passos diários, crie afirmações positivas sobre o que vai fazer, e pronuncie essas frases de automotivação diariamente. Você vai conseguir.

Se, além disso, lhe parecer interessante entrar em um programa de coaching para superar o hábito da procrastinação ou qualquer hábito que lhe causa prejuízos, inscreva-se para conhecer nosso programa de coaching à distância.

Para se inscrever, é muito simples. Basta clicar aqui, preencher o formulário com suas perguntas e enviar. Logo entraremos em contato com você.

E se você descobrir que muita coisa pode mudar se você apenas mudar o seu mindset, quer dizer, sua mentalidade, seu jeito predominante de pensar? Quer saber mais sobre isso? Baixe o e-book grátis que aparece no início e no final desta página.

Forte abraço!


Também pode interessar a você as respostas a estas perguntas:

  • Como trabalhar pela Internet a partir de casa?

  • Como divulgar produtos e serviços pela Internet a partir de casa?

CONHEÇA um ótimo curso clicando na figura abaixo!

banner formulanegocioonline 336x280 4

BAIXE GRÁTIS O SEU

E-BOOK SUPERE AS EMOÇÕES NEGATIVAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *