Você É Interessante Para A Sua Empresa?

Você é interessante para a sua empresa

Você é interessante para a sua empresa

Você é interessante para a sua empresa? Reflita nesta citação: “Há dois tipos de pessoas que não interessam a uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o       que se manda.” – Henry Ford

Já se perguntou se você é interessante para a sua empresa? Numa época de cortes, será que você ficaria? Afinal, que tipo de trabalhador interessa às empresas?

empr.05 1 300x141Há grande verdade na citação acima. Henry Ford, o grande empresário de um século atrás, sabia do que estava falando.

Sabia da importância do trabalho em equipe para produzir resultados além da média. Por isso, suas palavras têm grande fundamento.

Uma boa empresa faz mais pelos seus trabalhadores do que simplesmente pagar o salário condizente com a atividade, em dia, e disponibilizar os benefícios que são devidos, por lei, ao trabalhador.

Essas são coisas até bastante óbvias. Em geral uma boa empresa fornece treinamento apropriado, atualizações constantes etc. Essas e outras coisas fazem a empresa ser interessante para você.

Por quê? Porque você é interessante para a sua empresa, talvez até mais do que consegue imaginar.

É só natural, portanto, que espere um desempenho condizente, justo, em conformidade com o que ela oferece.

Infelizmente, porém, muitos não fazem o que se manda: o que está determinado no contrato de trabalho, seguir as normas da empresa, aplicar instruções claras para o andamento do serviço, trabalhar harmoniosamente em equipe, com vistas à produção esperada e atingir metas claramente definidas pela empresa.

Há também aqueles que só fazem o que se manda, só o que está determinado, nem mais nem menos. Isso, embora justo, não coloca o trabalhador numa posição de promoção ou mesmo de permanência numa época de cortes, por exemplo.

Um dos motivos que levam uma empresa a diminuir seu quadro de trabalhadores pode muito bem ser as dificuldades econômicas. Claro que há outros motivos também.

E numa ocasião dessas, nada mais natural do que preservar aqueles que oferecem maiores ganhos por fazerem mais do que o esperado.

Que tipo de trabalhador em geral faz mais do que o esperado e, consequentemente, se torna interessante para a empresa em que trabalha? Abaixo, algumas características.

HONESTIDADE

int.empÉ honesto. O mundo atual vive muitas crises. Uma delas é a crise de honestidade. A maioria procura brechas em leis e normas, para ver se consegue tirar proveito pessoal de alguma coisa.

Falta de pontualidade e ‘matar o tempo’, fazendo o mínimo possível, é hábito de muitos, resultando em prejuízos para a empresa em que trabalham.

O trabalhador honesto é pontual e preenche bem todo o tempo com atividade produtiva de acordo com o que a empresa espera dele. Em geral, faz mais do que o esperado.

PRODUTIVIDADE

emp.07É produtivo. O trabalhador que é produtivo está sempre procurando maneiras de produzir mais com menos. Ele consegue encontrar novas maneiras, mais produtivas, de executar suas funções.

E procura realmente fazer valer suas horas de trabalho. Afinal, é para trabalhar que ele está na empresa. Ele procura, dentro do possível, fazer sempre mais e melhor. Alguém assim é interessante para a empresa. Alguém assim quase sempre acaba fazendo mais que o esperado.

INTERESSE

78620É interessado. O desinteressado não está nem aí com o que acontece na empresa. O que ele quer é ganhar o dele, e pronto.

O interessado procura conhecer a empresa, saber quais são seus objetivos, sua missão, interesses, dificuldades, o que ela espera dos colaboradores, e faz o possível para se harmonizar com isso. Vê os aspectos positivas da empresa e dá destaque a eles.

Alguém assim procura colaborar sempre que possível. A empresa também se interessa por esse tipo de colaborador e o favorece quando enfrenta dificuldades. É claro que esse trabalhador também produz mais e melhor. Por ser interessado torna-se interessante.

CRIATIVIDADE

proa.02É criativo. A pessoa criativa está com a mente sempre trabalhando, sempre procurando enxergar algo mais; é atenta a pormenores, está constantemente fazendo novas descobertas em sua área profissional. O que não significa avançar o sinal, digamos, sem permissão.

Mas quando faz novas descobertas procura informar a quem é devido, para obter permissão, se for o caso, para aplicar novas técnicas, maneiras de executar suas tarefas etc.

Isso em geral é apreciado nas empresas. Alguém assim, via de regra, é procurado para oferecer sugestões em algum campo de atividade. Você se enquadra? Então, você é interessante para a sua empresa.

HUMILDADE

passarosÉ humilde. Ser humilde não significa ser servil, mas significa ausência de arrogância. É gratificante trabalhar com alguém assim. O sujeito humilde em geral é apreciado por todos.

Ele não representa ameaça para ninguém. Em geral granjeia o respeito dos demais e é sempre uma boa amizade; alguém que os outros apreciam quando está por perto. E então, você é interessante para a sua empresa?

Dificilmente alguém assim se envolve em disputas e outras rivalidades. As empresas já tem seus problemas. Elas estão interessadas em pessoas que cumprem bem suas funções sem causar problemas.

PROATIVIDADE

def.11É proativo. Alguém proativo, além de ter iniciativa, atua de forma responsável diante das decisões que toma. Não fica culpando outros pelo que acontece. Sua atuação baseia-se em valores claramente definidos, que estão muito além de circunstâncias e condicionamentos.

Alguém assim é confiável por que age com responsabilidade. Procura superar circunstâncias desfavoráveis para que possa apresentar desempenho excelente. Alguém assim é interessante para a maioria das empresas.

Você É Interessante Para A Sua Empresa? Perguntas para reflexão

Por favor, permita-me algumas perguntas para sua reflexão. Você já se comporta assim? Já demonstra estes e outros atributos que mostram que você é interessante para a sua empresa? Parabéns! Mas se não for esse o caso, que tal começar agora?

Uma sugestão: trace um plano de ação, estabeleça metas diárias e procure atingi-las e, no final de cada dia, faça uma avaliação de seu progresso.

A partir do momento em que começar a perceber o próprio crescimento, sentirá grande satisfação e verá que você é interessante para a sua empresa.

Muito obrigado!

Por: Elzir Barbosa, coach, terapeuta e palestrante


Também pode interessar a você as respostas a estas perguntas:

  • Como trabalhar pela Internet a partir de casa?

  • Como divulgar produtos e serviços pela Internet a partir de casa?

CONHEÇA um ótimo curso clicando na figura abaixo!

banner formulanegocioonline 336x280 4

BAIXE GRÁTIS O SEU

E-BOOK SUPERE AS EMOÇÕES NEGATIVAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.