OUTROS INSIGHTS

Lições da Violeta-de-Teide

VIOLETA

“Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será!” – Roger Stankewski

Violetas do teide

As adversidades fazem você mais forte, resistente e persistente.

Descobrir e crescer

Na dificuldade você cresce mais forte.

 Lições da Violeta-de-Teide

Desculpe! Deixe-me apresentar! Muito prazer! Se deseja me conhecer, sou a Violeta-de-Teide.

E se você estiver enfrentando uma situação difícil, talvez eu possa lhe ajudar. Mas, por favor, não se engane com a minha aparência frágil!

Você me encontra no Tenerife, uma ilha vizinha à costa do Norte da África.

Cresço e floresço aqui, a uma altitude de 3.700 metros. Imagine: é ao pico vulcânico do monte Teide, que domina a área por aqui, que devo o meu nome.

Como pode ver, a área por aqui, nas encostas superiores, parece mesmo muito árida e improdutiva.

E vou lhe dizer: sofro um bocado com essa aridez da região. Mas sei aproveitar a boa estação: a primavera, que é quando a neve do inverno se derrete.

Então faço o melhor que posso: aproveito toda a água dessa época, de modo que posso apresentar a você uma linda grinalda roxa na garganta do vulcão. Modéstia à parte, é linda mesmo!

Viu só? É nesse ambiente improdutivo e inóspito que eu cresço e apareço.

Venha me fazer uma visite aqui no Tenerife. Só um lembrete: venha na primavera!

Comprometimento: A Chave Da Realização

COMPROMETIMENTO

“O verdadeiro comprometimento é a chave que abre a porta de possibilidades para a realização de qualquer projeto.”

Comprometimento: A Chave Da Realização

Já ouvi os mais antigos dizerem: ‘Ah!’, no meu tempo, quando um homem prometia a alguém que ia fazer alguma coisa, arrancava um fio do bigode e entregava ao outro como garantia de que faria o prometido’. (Acho que bem antigamente mesmo!). Nem na minha infância jamais vi alguém fazer tal coisa!

Comprometimento. A palavra comprometimento vem do latim “compromissium”. A ideia é de compromisso assumido, e isso com um forte sentimento de convicção.

Como se fosse uma garantia de que o que foi assumido vai mesmo ser feito pela pessoa que se comprometeu. Em uma sociedade ou parceria, os envolvidos se comprometem, ou seja, cada um assume o que ficou combinado, a sua parte no acordo.

Com quem ou com que se comprometer. Eis aí algo em que refletir seriamente! Algumas perguntas que podem ajudar são estas:

  • O resultado final desse comprometimento preenche valores elevados em minha vida?
  • Está de acordo com os elevados princípios que regem a minha consciência?
  • Acrescenta algo de valor a outros além de a mim mesmo?

Realmente, antes de se comprometer ou garantir a alguém, ou até a si mesmo, que vai fazer alguma coisa, é de fundamental importância que possa responder positivamente a essas perguntas, e que realmente cumpra o que ficou determinado.

Do contrário, criará a fama, a reputação, de alguém que fala, mas não faz. E o pior, esse padrão vai ficando armazenado em seu sistema nervoso.

Daí, o acúmulo de promessas não cumpridas a si mesmo e a outros, vai construindo uma personalidade derrotista. O acúmulo de derrotas, por sua vez, contribui para o desenvolvimento de uma baixa autoestima. A baixa autoestima favorece o humor depressivo. O humor depressivo, por sua vez, vai realimentando o círculo.

Os resultados de cumprir o comprometido. Alguns dos resultados positivos são estes: senso de realização pessoal, aumento da credibilidade, desenvolvimento de uma elevada autoestima, e motivação para continuar cumprindo cada pequena promessa, cada pequeno ou grande acordo.

Toda pessoa que desenvolve essa característica tem crédito onde quer que se encontre.

Melhorar o nível de comprometimento. Para melhorar o nível de comprometimento, algumas perguntas básicas de avaliação para determinar o grau de comprometimento são estas:

  • De zero a dez, qual é o meu grau de satisfação com o meu comprometimento em tudo o que faço?
  • Que vou fazer para mudar e elevar o grau de satisfação?
  • Qual a data que estabeleço agora para repetir essa avaliação?

O que vai determinar a sua significativa melhora vai ser o próprio grau de comprometimento com esse plano simples. Como sugestão, escreva, ponha tudo no papel; depois, tire do papel, faça acontecer.

Pessoas que avaliam a importância dos compromissos assumidos, suas metas e objetivos, e fazem acontecer como questão de honra, são pessoas realmente comprometidas.

Essas pessoas têm credibilidade onde quer que se encontrem, pois são muito bem recomendadas por todos os que têm ou já tiveram tratos com elas.

A boa notícia é que isso só depende de você. Sucesso!

DCMA – Ferramenta De Realização

Determinacao conviccao motivacao acao

Somente com determinação, convicção, motivação e ações corretas é que você consegue realizar algo de valor.

DETERMINACAO

Determinação: com ela, você segue avante de forma persistente e consistente.

CONVICCAO

Convicção: a melhor companheira da realização. É a forte certeza de que vai realizar.

MOTIVACAO Forte

Motivação: o motivo maior para a sua ação. A força que faz você ter vontade de agir.

Acao convicta

Ação: o que finalmente trás o resultado. Todo resultado é consequência de ações persistentes e consistentes.

APRENDIZADOS 1 2

O resultado que você quer está em suas mãos.

DCMA: Uma Ferramenta De Realização

DCMA: uma ferramenta simples que vai ajudar você a conseguir quatro itens para atingir as suas metas: determinação, convicção, motivação e ação.

Esses itens são essenciais para ajudar você a encontrar e estabelecer os limites do que você quer alcançar, a clareza e certeza, o motivo para isso e, finalmente, as ações que você vai estabelecer para alcançar as metas e objetivos que você quer alcançar.

  • Determinação
  • Convicção
  • Motivação
  • Ação

Determinação. Bem ao pé da letra, determinação significa ‘dar ou estabelecer os termos’, as marcações no seu campo de ação, desde a primeira meta até a última, para você atingir o seu objetivo. Como exemplo: imagine alguém que pesa 100 quilos, mas quer chegar aos 70 quilos em um ano.

Temos 12 meses que, divididos pelo excesso de peso, 30 quilos, dão o total de 2,5 quilos por mês. Você, se for o seu caso, determinou os espaços na linha de tempo de um ano, 12 meses, e o que quer conseguir em cada espaço: 2,5 quilos a menos em seu peso.

Importantíssimo: em língua portuguesa, veja que, esquecendo um pouco a etimologia da palavra, determinação termina com AÇÃO! Muito bom, concorda? Ainda assim, vamos acrescentar mais um item?

Convicção. É a forte certeza de que você vai conseguir. É você olhar para os termos estabelecidos por ‘determinação’, a linha de chegada, e se imaginar como se já tivesse conseguido.

É ver o que quer ver, ouvir o que quer ouvir, e sentir o que quer sentir sobre o objetivo alcançado.

Então, é arregaçar as mangas e correr até lá! Sei que você já se sente motivado. E o melhor ainda está por vir, conforme vamos considerar abaixo.

 Motivação. É o seu motivo e, de preferência, o seu mais forte motivo para o que vem a seguir: Ação! Sim, um motivo forte leva você à AÇÃO.

Então, pergunte-se: qual é o meu motivo mais forte para conseguir o que determinei por minha própria vontade, o que estabeleci no início, que quero conseguir com forte certeza e com toda a convicção? Isso vai fazer você querer, de forma convicta e motivada, entrar, finalmente, em AÇÃO! AÇÃO! AÇÃO

Ação. É o arregaçar das mangas e agir para realizar cada meta rumo ao objetivo maior que você determinou. É fazer isso com toda a convicção e totalmente motivado.

As coisas, suas metas e objetivos, não se fazem, não acontecem como os fenômenos naturais. Você é quem faz acontecer por meio de ações específicas.

Apreciação, Gratidão E Preservação

Natureza preservacao

Quanta coisa bela encontramos na Natureza: há cores, sons e aromas sem fim! Paisagens, cascatas e animais, incluindo grandes e pequenas aves de lindo canto que deleita os ouvidos do ser humano. Sim, há muita coisa a apreciar, pelo que agradecer e preservar.

A Natureza sofre nos dias atuais, mas ainda assim nos deleita com o que há de mais belo. O sofrimento da Natureza assemelha-se, até certo ponto, ao sofrimento de outra natureza: a humana.

Enquanto esta puder ser preservada e melhorada, aquela, igualmente, será apreciada, preservada e melhorada. Uma depende da outra tão significativamente que, se uma morrer, a outra também morrerá; se uma for preservada, a outra também o será.

CANÇÕES DA NATUREZA

Sinto o frescor de uma brisa amena

Que me acalenta ao desmaiar a tarde;

Luzes se apagam no mais claro dia,

Mesmo a do sol que o dia todo arde.

 

Ouço canções da natureza em festa

Que os passarinhos todo o tempo entoam;

Canções mais lindas nunca ouvi, confesso;

Quando terminam, mais felizes voam.

 

De ouvir cascatas não me canso nunca,

E os sons dos ventos todos no arvoredo;

Que a natureza tem canções aos montes,

De tanto ouvi-las não desisto, é cedo.

 

Ouço o cantar dos rouxinóis na fonte,

E os canarinhos que me fazem festa;

Os sabiás ainda são os mesmos.

Em minha vida uma eternal seresta.

 

Ouvir canções da natureza é vida,

É um tesouro que existe ainda;

Ah! se me fosse concedida a força

De tal riqueza preservar, tão linda!

        (Elzir Barbosa, 10 de janeiro de 2001)

Imaginação: Infinitas Possibilidades

Imaginacao

“A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.” – Albert Einstein

Imagem acao 300x300

Imagem, mais ação: imaginação.

Imaginacao imagens 300x300

Imagem, mais ação: realização

IMAGINACAO 1 300x300

Imaginação: um universo de possibilidades.

FOCO 300x200

Imaginação com foco para atingir metas.

Atitude de sucesso 300x200

Metas bem focadas na mente: grande possibilidade de realização.

DISCIPLINA

Fazer da imaginação bem focada uma disciplina para a vida.

Alegria sempre 300x300

Imagens de felicidade fazem a vida mais feliz.

Motivacao inspiracao

Imaginação + plano de metas + ação = realização.

Imaginação: Infinitas Possibilidades

Imaginação, em uma definição simples é ‘a faculdade de transformar pensamentos em imagens mentais’.

Na imaginação pode-se ir do realizável ao fantástico e impossível no mundo real, ou seja, pode-se ir do mundo real ao meramente fantasioso.

Gosto da língua portuguesa porque com ela, claro, posso brincar com as palavras e até dar a elas um significado quase pessoal.

Por exemplo, para a palavra imaginação, a minha definição é esta: imagem mental + ação = imaginação. Isso se refere apenas ao ato mental de imaginar. Por outro lado, imagem na mente + ação na vida real = Realização.

Para mim, isso faz todo o sentido. Uma imagem mental bem focada e repetida muitas vezes, em base diária, desde que esteja no campo do realizável, tem tudo para se converter em ações. E o resultado é certo. Isso não é novidade.

Pense no que você já realizou até hoje, seja lá o que for: a construção de uma casa, a aquisição de um bem ou qualquer outra coisa.

Primeiro você visualizou isso e criou imagens mentais. Na verdade, é assim com tudo o que você vê e, especialmente, quando há uma ordem, como no Universo, por exemplo.

As coisas que vemos, em geral, aconteceram pelo menos duas vezes: a primeira na imaginação, na mente de alguém; a segunda, no campo real, quer dizer, quando quem imaginou fez acontecer por meio de ações específicas.

Imaginação, para mim, são os meus pensamentos fazendo arte.

Por favor, entenda ‘arte’ como vindo de ‘artista’, não de ‘arteiro’.

Alguns dos meus insights sobre imaginação:

Minha imaginação é uma árvore. Por quê? Porque alguém já me disse: “Isso é fruto da sua imaginação.”

Minha imaginação pode ser um pássaro. Por quê? Porque alguém já me disse: “Dê asas à sua imaginação.”

Minha imaginação é ou pode ser como o solo. Por quê? Porque alguém já me disse: “Que imaginação fértil!”

Algumas citações sobre imaginação:

“A imaginação é como um braço extra, com o qual você pode agarrar coisas que de outra forma não estariam ao seu alcance.” – Jean-Paul Sartre

“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” – Dale Carnegie

“Muitas pessoas estragam a vida com a imaginação da infelicidade que as ameaça.” – André Maurois

“Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.” – Mark Twain

Como se beneficiar da sua imaginação. Reserve um tempo, todo dia, para criar imagens mentais positivas, saudáveis e construtivas.

Inclua nessas imagens mentais uma atuação dos sentidos: visão (lindas cores, incluindo coisas em movimento); audição (os mais belos sons); paladar (os mais deliciosos sabores); olfato (os mais irresistíveis aromas); tato (as mais sedosas e suaves texturas).

O maior benefício desse tipo de imagens mentais repetidas é terapêutico.

Pessoas que falam muito sobre doenças, por exemplo, formam imagens mentais nítidas de um quadro doentio. O resultado? Em geral, vivem doentes.

As imagens mentais são armazenadas no inconsciente, a parte mais profunda e volumosa da nossa mente. A título de comparação, a parte consciente da nossa mente é comparável à cabeça de um palito de fósforo; a inconsciente, comparável a todo um maço de caixas de fósforos.

Muitos comparam a parte consciente com a ponta de um iceberg; e a inconsciente, submersa e gigantesca, com tudo o mais: instintos, desejos, emoções mais profundas e traumas. Percebe a proporção?

Daí, o poder do inconsciente em nossa saúde emocional e física.

Em geral, é assim que funciona: quem vive criando imagens mentais negativas e doentias vive doente.

Quem, habitualmente, vive criando imagens mentais positivas, agradáveis e saudáveis tem melhor saúde, e isso em todos os níveis: mental, emocional e físico.

A parte melhor é que qualquer pessoa pode fazer uso desse recurso terapêutico para se sentir melhor. Então, está em suas mãos! Quer dizer, em sua cabeça.

Parabéns por ter lido até aqui! Fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais e com outros.

Forte abraço!

Superação

Superacao superar

“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável, devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos.” – Viktor Emil Frankl

Helen Keller: Um Exemplo de Superação

Há muitos exemplos de superação na História. Um que gosto de destacar é o de Helen Adams Keller. Essa breve reflexão não é uma biografia, mas apenas a apresentação de alguns flashes de sua vida.

Helen Keller nasceu em 27 de junho de 1880 na cidade de  Tuscumbia, no Alabama e faleceu em 1 de junho de 1968 em Easton, Connecticut.

Ficou cega e surda com apenas 18 meses de vida (isso mesmo, 18 meses, não 18 anos). Imagine: cega e deficiente auditiva aos 18 meses de vida.

Como superou. Foi ajudada por outro grande exemplo de superação, também com deficiência visual, Anne Sullivan.

O que se tornou. Helen Keller se tornou escritora, conferencista, jornalista, ativista social norte-americana, bacharel em filosofia.

Viajou por pelo menos 40 países, em 25 deles dando palestras motivacionais sobre as dificuldades das pessoas com deficiência auditiva.

Recebeu títulos honorários e outros de instituições como Universidade de Harvard, universidades da Alemanha, Índia, Escócia e África do Sul.

O que aprendemos. Há pessoas que são uma lição de vida pela maneira como vivem, como lidam com cada nova situação, não importa quão aflitiva e debilitante, como foi o caso de Helen Keller.

Outras há que, por quase nada, entregam os pontos, por assim dizer. E existem outras que vivem à base do ‘deixa a vida me levar’.

Qual é a sua reflexão pessoal sobre tudo isso? Qual é o seu maior aprendizado quando reflete sobre a vida de pessoas que superaram obstáculos montanhescos e conseguiram grandes realizações?

Há pedras no caminho? Se puder removê-las, faça isso; se não puder, contorne-as.

Agora, algumas citações para sua reflexão:

“A vida é uma aventura ousada ou nada.” – Helen Keller

“Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre, mas costumamos ficar olhando tanto tempo para a que se fechou que não vemos a que se abriu.” – Helen Keller

“As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.” – Helen Keller

“Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada.” – Sócrates

“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável, devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos.” – Viktor Emil Frankl

“Vencer a si próprio é a maior das vitórias.” – Platão

Muito obrigado por ter lido até aqui! Fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais.

Forte abraço!

Superar superacao

O Relógio Para a Prosa

Relogios

O Relógio Para a Prosa

E aquele velho relógio, há décadas na algibeira do seu usuário, resolve quebrar o silêncio:

– Ei! Bom dia! Você me conhece?

Surpreso, responde o usuário:

– Claro que o conheço! Afinal, já são mais de 30 anos que você me acompanha.

E o relógio, pontual como sempre, faz um pedido simples:

– Então, por favor, diga o que você sabe sobre mim!

Daí, o usuário, convicto, responde:

– Você marca as horas, os minutos e os segundos para mim, com elogiável precisão. Percebeu como eu o conheço?

E novamente o relógio, quase saindo de sua precisão e dessa vez se apressando, responde:

– Então, imagine que apareça um maluco por aí, me desmonte todinho e me entregue para que você me monte de modo que eu funcione como sempre fiz, com essa elogiável precisão que acaba de mencionar, o que você faria?

Nesse preciso momento, o seu usuário, humildemente, é obrigado a reconhecer que não o conhece. Assim é que o relógio para a prosa. (Por: Elzir Barbosa)

Isso nos leva a algumas reflexões: Até que ponto eu conheço as pessoas que estão mais próximas de mim: familiares, colegas de trabalho ou de escola, vizinhos e outros?

Eu os conheço ou apenas respondo aos seus cumprimentos?

Eu me interesso profundamente por eles ou eles são para mim apenas como um velho relógio de algibeira que marca momentos em minha vida?

Quantos conflitos seriam evitados se as pessoas realmente se interessassem umas pelas outras e se conhecessem mais profundamente.

O mais provável é que a paz reinaria: em família e entre famílias, em empresas e entre as empresas, em escolas e entre escolas, e até em nações e entre nações.

E, para finalizar só por enquanto, vamos pausar a prosa, sem jamais parar a prosa.

Relogios comunicacao

O Não e o Sim em Pé de Guerra

Sim e Nao

“Vida equilibrada é quando o não e o sim ocupam cada um o seu espaço.” – Elzir Barbosa

I37

Saber dizer não quando necessário é tão necessário quanto dizer sim. Cada um tem o seu espaço, e nenhum deve ocupar o espaço do outro.

Perguntas e perguntas

É preciso se perguntar: digo não ou digo sim a essa situação, seja ela qual for?

Sim sim nao nao

“Toda vez que você diz sim, querendo dizer não, morre um pedacinho de você.” – Albert Einstein

“O ser humano só é forte e livre quando aprende a dizer não!” – Stella Amaral

FOCO DEDICACAO DISCIPLINA

O equilíbrio entre o não e o sim é uma necessidade na vida do ser humano. Envolvem as faculdades do pensar e do sentir.

O Não e o Sim Em pé de Guerra

Essa rivalidade é de longa data. O Não já não suporta a atuação do Sim sobre as pessoas. No último encontro, a coisa ficou feia. O Não esbravejou:

– Não, não e não! Já não suporto como você anda influenciando as pessoas!

O Sim, positivo como sempre, tenta acalmar os ânimos do seu rival. Então responde:

– Sim, meu amigo, claro que entendo a sua fúria! E mais, em sua paciência, sim, sei que vai me permitir raciocinar e que vamos chegar a um acordo e até a uma boa parceria.

O Não, enfurecido, responde:

– Nunca! Parceria com você? Não, não e não! Jamais!

O Sim, porém, em sua positividade esperançosa, insiste:

– Raciocine comigo, por favor! Quando você pensa que eu estou lhe fazendo o mal, e quando eu penso que você está me fazendo o mal, a verdade é que nós dois estamos fazendo um grande bem às pessoas que recorrem a nós.

E o Não, já meio na dúvida, começa a pensar se não está exagerando em suas reações e então retruca:

– Não, eu não estou muito certo disso. Quer explica melhor?

O Sim, por sua vez, agora ainda mais animado e confiante em um final produtivo, explica:

– Pense em quantos milhares ou até milhões de humanos já precisaram dizer ‘não’ aos vícios, dizer ‘não’ aos maus hábitos, dizer ‘não’ ao crime e a tantas outras coisas prejudiciais. Pense em quanta coisa boa você já tornou possível, quanto bem você já fez.

E o Não, agora radiante por ser lembrado de quão útil tem sido, se expressa positivamente:

– Sim! Você está certo, meu amigo! E é fantástico ouvir você falar tantas vezes o meu nome! Agora fico pensando em quantos milhões de pessoas também já disseram sim aos bons hábitos, aos bons costumes, aos bons princípios. E como são felizes por causa disso!

Pronto! Fizeram as pazes, se abraçaram e uma equilibrada parceria se iniciou, e até hoje permanece na vida daqueles que sabem deixar que cada um ocupe o seu espaço devido. (Por:  Elzir Barbosa)

Aprecie A Jornada!

Jornada apreciar

“O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão.” – John Miller

Viagem de trem

“A gratidão é a virtude das almas nobres.” – Esopo

Viagem jornada

Aprecie a jornada! Em vez de reclamação, gratidão!

Atitudes positivas

Atitude de gratidão, sempre, sempre!

Comunicacao 1

Seu ambiente de trabalho ou de escola é uma viagem, é a sua jornada de trabalho ou escolar. Seja grato!

Jornada foco disciplina acao

Em qualquer situação, em qualquer ambiente e a todo momento, aprecie a paisagem: os aspectos positivos. E seja grato!

Aprecie A Jornada!

A Sra. Amélia nascera e ainda vivia no interior, longe da cidade. Seu sonho era fazer uma viagem de trem.

Conforme a idade chegou, precisou mudar-se para a casa da filha. O que fez em uma velha carroça aos cuidados do filho.

Sua netinha logo ficou sabendo que o sonho dela era fazer uma viagem de trem.

Sabendo a netinha que uma amiga da vovó há pouco se mudara para a cidade vizinha, sugeriu-lhe então a realização do seu almejado sonho. De pronto a vozinha aceitou.

Chegou o sonhado dia. E as duas estavam superanimadas. Foram à estação ferroviária, compraram as passagens, e logo ouvem o apito do trem.

As duas entram logo e já começam a acomodar suas pequenas malas no bagageiro quando, de repente, a vó percebe um grande rasgo no encosto da poltrona e já se manifesta:

– Não, minha neta, que rasgão feio! Vamos para outra poltrona?

A neta, como era de esperar, concorda. Pegam as malas, dão alguns passos e, tão logo colocam as malas no bagageiro e se sentam, uma criança começa a chorar na poltrona de trás.

E a vozinha de novo manifesta sua insatisfação:

– Não suporto crianças choronas. Vamos para outra poltrona?

A neta mais uma vez concorda, caminham mais um pouco pelo vagão e novamente colocam suas malas no bagageiro e se sentam.

Nisso, o trem faz uma curva contornando a bela montanha, e o sol começa a entrar pela janela.

Sem demora, a vozinha se incomoda com sol. Então, como era de esperar, resmungando, diz à netinha:

– Que sol quente! Vamos mudar para o outro lado?

A netinha concorda. Pegam suas pequenas malas e, quando estão ainda acomodando as malas, chegam à cidade e a velhinha reclama:

– Como assim? Nem vi a viagem acontecer!

E agora é a vez da netinha se pronunciar:

– Pois é, vó. Se a gente tivesse ficado na primeira poltrona, a senhora teria apreciado as belas paisagens, mas ficou se incomodando com coisinhas sem importância, né?

Cada dia de sua vida é como uma viagem de trem. Você aprecia a paisagem ou se incomoda com ‘coisinhas’?

A sua vida é uma jornada. Quantas paisagens ainda tem para apreciar?

O que vai escolher a partir de agora: apreciar cada paisagem ou se incomodar com cada ‘coisinha’?

Desde a locomotiva da vida, enquanto segue a viagem, há tanta paisagem bonita, tanta coisa a apreciar! E há espaço útil que pode ser preenchido com gratidão ou com reclamação.

Tudo depende do que focamos: paisagens que nos deleitam ou coisinhas que nos incomodam, se prestarmos atenção nelas.

“Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter.” – Gustave Flauber

Seja grato! É fácil e só faz bem. Faça uma ótima viagem, hoje e sempre!

Foco, Dedicação, Disciplina!

FOCO DEDICACAO DISCIPLINA

“Nenhum cavalo chega a lugar algum antes de ser domado. Nenhum vapor ou gás movimenta qualquer coisa até ser confinado. Nenhuma catarata gera luz e força antes de ser represada. Nenhuma vida se torna grande antes de ser focada, dedicada e disciplinada.” – Henry Emerson Fosdick

FOCO

Para atingir uma meta ou objetivo, foco claro é indispensável!

DEDICACAO

Dedicação envolve sentimento que dá força.

DISCIPLINA

Disciplina é fundamental para romper o solo firme da inatividade.

Foco Dedicacao Disciplina Acao

Foco, dedicação e disciplina. Essas coisas precisam ganhar a força de um sentimento forte. É isso que move você na direção de suas melhores metas e objetivos.

Qualquer meta digna ou objetivo realmente meritório, para ser conseguido, precisa pelo menos de três itens: foco, dedicação e disciplina.

Esses três itens precisam ter força mental e emocional em você.

Foco.  Quer dizer, a imagem mental da meta ou objetivo que você quer atingir precisa estar muito clara em sua mente, muito bem definida, a ponto de ter uma força de atração que fará você querer alcançar.

“Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.” – Mark Twain

Dedicação. Já ouviu a expressão “pessoa dedicada à família”, “mãe dedicada aos filhos”, “pessoa dedicada à causa”?

Uma meta ou objetivo realmente digno e meritório, como já subentendido no último termo, ‘merece’ esse tipo de dedicação. E a menos que haja tal dedicação, você pode até começar, mas logo desiste.

“Em primeiro lugar vem a dedicação, depois a habilidade.” – Leonardo Da Vinci

Disciplina. Aqui, ‘disciplina’ tem como imagem mental o dia a dia em um quartel.

Ou, ainda, a imagem mental de alguém que treina para participar nas próximas Olimpíadas.

Ou, também, a imagem mental de alguém que insistentemente, a cada dia, treina em uma academia para atingir o peso e o corpo ideal. Já viu isso?

A menos que você tenha esse tipo de disciplina, só por algum milagre conseguirá atingir metas e objetivos dignos.

“A disciplina é a chama refinadora através da qual o talento se transforma em capacidade.” – Roy Smith

Passe a ter ou a ser. Se não costuma ter foco no que faz, crie o hábito de pensar claramente e planejar o que quer fazer.

Se não tem muita dedicação no que faz, crie um sentimento forte de dedicação, como se aquilo fosse um filho seu. Se lhe falta disciplina, estabeleça uma meta que exija fazer, cada dia, sem falhar, alguma tarefa para atingir a sua meta, o seu objetivo.

Agora, como questão de hábito, aplique esses três itens em tudo de bom e meritório que estabelecer para a sua vida.

Pense, sinta e crie o que for preciso, passe a ter, ou a ser, o que preciso for para atingir objetivos dignos.

Por hoje, é isso! Forte abraço!

Por favor, lembre de compartilhar essa página em suas redes sociais. Muito obrigado!

Dar O Melhor!

O melhor o melhor

Em tudo o que faz, dar o melhor produz o melhor em você, com reflexos altamente positivos em sua saúde: mental, emocional e física. Portanto, dê sempre o melhor e se sentirá melhor.

O melhor

Não importa a idade, você pode dar o melhor: comece com um sorriso sincero, de coração.

O melhor do melhor

Quem dá o melhor de si, sem esperar recompensa, sempre recebe mais e melhor.

O melhor sempre o melho

Sorrir antes de iniciar uma tarefa e continuar assim até o final, é o melhor que você pode fazer para começar bem, dar o melhor e se sentir melhor.

Anos atrás, em uma cidade do interior de São Paulo, fiz amizade com um senhor idoso.

Aquele senhor havia passado por uma tragédia em sua vida, além de outros infortúnios. Já por um bom tempo morava sozinho.

Eu o visitava todo sábado à tarde. E ele realmente confiava em mim, a ponto de contar suas dificuldades na vida.

Algo bastante curioso nele era o fato de, apesar das dificuldades, sempre me receber com um largo sorriso.

Certo dia eu não me contive e lhe perguntei:

– Senhor Álvaro, conheço a sua história de vida, seus sofrimentos, mas o senhor sempre me recebe com um sorriso. Qual é o seu segredo?

E ele sem demora me responde:

– Meu filho, e as pessoas têm culpa do que aconteceu comigo? Eu tenho que apresentar o meu melhor!

E abre mais um largo e livre sorriso. Livre mesmo, pois não havia sequer um dente pelo caminho.

Um sorriso genuíno, muito além dos dentes, mostra uma atitude inteligente e saudável ante os problemas e infortúnios da vida.

Sorrir de forma espontânea melhora a saúde mental, emocional e física; melhora o desempenho na maioria das atividades; e, não menos importante, o hábito de sorrir melhora os relacionamentos.

Aquele homem simples parecia ter feito doutorado na arte de sorrir, e na melhor escola que existe: a escola da vida.

E agora, de forma inconsciente e espontânea, me ensinava uma das melhores lições de vida: sorrir, mesmo diante dos infortúnios da vida, melhora a própria vida.

Mudar É Preciso

Mudar mudanca

“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.” – Luis Fernando Verissimo

MUDAR

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.” – John Kennedy

Mudar mudar

“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.” – Mahatma Gandhi

Mudar mudancas

“O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” – George Bernard Shaw

Mudanca mudar

Mudar é para os fortes e flexíveis; os que se julgam imutáveis tentam resistir a todo custo e em geral sucumbem.

Quanta coisa, na vida de tanta gente, precisou mudar e ainda está mudando! E tudo tão de repente!

Foi como se toda a humanidade estivesse no lugar errado, na hora errada. Mas não é isso. Afinal, estamos em nosso lar e em nosso tempo.

Isso me lembra uma experiência muito pessoal. Anos atrás, em minha adolescência, precisei morar na própria empresa em que trabalhava: uma fábrica e loja de móveis.

Certa noite, qual não foi a minha surpresa e de um primo que também morava ali, quando percebemos um incêndio que há pouco se iniciava no sótão da loja. Logo o fogo se alastrou.

Não nos restou alternativa a não ser correr cada um para sua casa, com a roupa do corpo, em meu caso.

Tudo o mais, inclusive minhas roupas e todos os documentos, incluindo a própria Certidão de Nascimento, virou fumaça.

No dia seguinte, foi como se eu tivesse nascido de novo. Afinal, estava vivo! Embora não pudesse provar quem eu era, visto que até a Certidão de Nascimento o fogo lambera.

Também a minha Carteira de Identidade se foi na fumaça. Então, foi quase como se tivesse deixado de existir mesmo e perdido a própria ‘identidade’.

No dia seguinte, passo a passo, fui recuperando o que o fogo levara: primeiro a Certidão de Nascimento. Pronto, já era, comprovadamente, um ser humano!

Depois a Carteira de Identidade. Pronto, recobrei a minha ‘identidade’.

Às vezes é assim que acontece. De repente, precisamos mudar todo o roteiro da vida: sonhos, objetivos, projetos e assim por diante.

Às vezes, é preciso começar ou recomeçar do absoluto zero. Uma verdade que jamais o fogo do tempo vai queimar, mas, ao contrário, sobre a qual vai sempre lançar uma forte luz, é esta:

Toda grande mudança, planejada ou não, nos ensina valiosas lições e podem exigir de nós em igual proporção, o reconhecimento de que é preciso se adaptar ou mesmo se reinventar.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” – Leon C. Megginson

O Que Motiva Você?

Motivacao e automotivacao

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” – Winston Churchill

Subir

O que faz os balões subir? O que move você?

Motivacao inspiracao

O que mais motiva você? O que move você? O que faz você subir?

Equilibrio Emocional

O que você pensa, fala e sente, e sua disposição mental, ou paralisam ou movem você.

Aquele senhor vendia balões. Certa ocasião, vendendo balões em uma movimentada praça, as vendas caíram.

Quando isso acontecia, ele soltava alguns balões de diversas cores. Ao flutuar os balõezinhos, as pessoas ficavam curiosas e as vendas aumentavam por um tempo.

O tempo passou e, de repente, um garoto negro se aproxima, puxa a manga do paletó do vendedor de balões e pergunta:

– Senhor, se eu soltar uma bexiga preta será que ela sobe?

O vendedor de balões olha bem nos olhos daquele garoto e, numa demonstração de sabedoria e compaixão, lhe responde:

– Meu filho, é o que está dentro dos balões que faz eles subirem.

Você percebe a sabedoria nessas palavras simples do vendedor de balões?

‘É o que está dentro dos balões que os faz subir’.

E eu lhe pergunto: O que motiva você a cada instante de sua vida? O que faz você ‘subir’? O que faz você entrar em ação para fazer o seu dia valer a pena? Que pensamentos enchem a sua mente positivamente e o movem, e o ‘fazem subir’?

Pense nisso, e isso mudará o que você pensa, que mudará o que você sente, que mudará o que você faz!

O que você pensa, positivamente, na maior parte do tempo, enche você de emoções positivas. É isso que move você. É isso que ‘faz você subir’.

Se você gostou do que acaba de ler, por favor, compartilhe esta página em suas redes sociais!

Um forte e caloroso abraço!

Sinceramente!…

Sinceridade honestidade integridade

“A verdadeira sinceridade, embora sem retoques, é polida e emite um brilho todo especial.” – Elzir Barbosa

SINCERIDADE LEMBRA E INCLUI

Isso é apenas uma amostra. Há muito mais na sinceridade.

Sinceridade

A sinceridade, em qualquer meio, é fundamental para se granjear confiança.

Sinceridade honestidade

Assim como o sol que nasce e se põe, a lua em suas estações precisas, e até alguns animais em sua fidelidade e lealdade – a sinceridade gera confiabilidade.

Quando o sujeito fala sempre a verdade, costuma-se dizer que ele é sincero.

A pessoa sincera é franca no que diz e em sua demonstração de sentimentos.

E todos nós apreciamos a sinceridade. Mas não vamos confundir sinceridade com grosseria. É a sinceridade das pessoas que nos faz confiar nelas.

O termo sincero tem origem no latim sincerus, que transmite a ideia de puro e limpo. Quem é sincero não simula, não mente e não frauda.

Interessante também é a explicação que se dá dessa palavra com base no costume de alguns escultores, em Roma, que disfarçavam as imperfeições de suas esculturas com cera.

O Senado Romano não gostava nada desse costume. Por isso baixou um decreto que determinava que toda escultura fosse sina cera, que significa sem cera. Ou seja, sem retoques com cera.

A fala e o comportamento sinceros são assim também: sem retoques ou disfarces para suavizar ou esconder algo.

Se vale a pena ser sincero? O que você acha? A quem um empresário confiaria um cargo de responsabilidade: a alguém conhecido por encobrir quem é, inventar histórias para se safar, ou a alguém conhecido por sua sinceridade?

E no âmbito familiar, que pessoas se relacionam melhor: aquelas que escondem o que realmente são, ou aquelas que sempre falam a verdade mesmo que sofram algum prejuízo?

E no meio social, quem você acha que consegue ter bons amigos e se relacionar melhor: aqueles que estão sempre escondendo alguma coisa, com dupla personalidade, ou aqueles que se tornam conhecidos por sua transparência, reflexo de uma sinceridade irretocável?

Respostas óbvias e, apesar disso, conforme o tempo passa, mais essa característica do ser humano se torna escassa.

O sujeito sincero pode até carregar o peso de algum prejuízo financeiro, mas jamais o peso de uma consciência culpada.

Cada Hábito!

Habitos muitos

“Primeiro fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem.” – John Dryen

Habitos meus

O hábito que você cria, pouco a pouco e sem que perceba, segue você e depois o guia.

Habitos bons

Criar bons hábitos faz você crescer, mesmo ao envelhecer.

Hoje, assim que acordei, comecei a refletir sobre dois hábitos que já me acompanham há décadas. São quase vícios (quase?).

O primeiro é ler pelo menos um capítulo da Bíblia, cada dia, sem falhar. E o outro? (Quando eu disser, por favor, não ria!) Que nada! Não estou vendo mesmo! Quer saber qual é esse misterioso hábito?

Então pega aí! É, logo que acordo às 4h da manhã, tomar um banho frio. E isso não importa qual seja a temperatura do dia indicada no termômetro. Sou normal! (Será?)

Esses dois hábitos estão completamente enraizados nas entranhas do meu ser. Esses dois hábitos, acredite ou não, são os meus dois maiores segredos de saúde.

O primeiro, de ler a Bíblia, melhora a minha saúde espiritual; e o segundo, tomar um banho frio assim que acordo, melhora a minha saúde física e a minha disposição.

Acredite! Não são delírios, nem sonho, nem pesadelo. Isso é tão real como é real que alguém já leu até aqui.

E eu sinto uma vontade enorme de perguntar a cada um dos meus amigos, familiares e outros: quais são os dois hábitos que mais marcaram e impactaram positivamente a sua vida até hoje? Não consegue lembrar? Não acha que tem?

Mas, supondo que tivesse ou que você lembrasse, ou que quisesse criá-los a partir de agora, quais seriam e o que eles teriam feito ou farão por você?

Vou parando por aqui porque, se deixar, vou até a hora do próximo banho!

Questão De Atitude!

Atitudes de conquista

“Se boas atitudes fossem uma bebida, tomar algumas doses todos os dias seria um dos melhores hábitos do ser humano.” – Elzir Barbosa

Atitudes positivas

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” – Peter Drucker

Atitudes

“Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.” – Ralph Waldo Emerson

Atitude de sucesso

Quando você decide assumir uma atitude melhor, isso, em si, já é uma atitude de conquista.

“A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida mudando sua atitude mental.” – William James

Sem entrar em definições filosóficas e outras, atitude pode ser definida, de forma simples, como a disposição mental e comportamental de alguém diante das situações da vida. Atitudes são características marcantes de personalidade. Como exemplos, veja os dois grupos abaixo.

Atitudes Negativas

  • Atitude crítica
  • Atitude covarde
  • Atitude derrotista
  • Atitude rebelde
  • Atitude pessimista

Atitudes Positivas

  • Atitude vitoriosa
  • Atitude corajosa
  • Atitude confiante
  • Atitude determinada
  • Atitude convicta
  • Atitude otimista

Pessoa de atitude é aquela se posiciona diante das situações da vida. E mesmo quando escolhe ficar neutra em determinada situação, por questão de valores, ética e consciência, isso fica muito claro, muito bem definido.

Falta de atitude é quando a pessoa não se posiciona de forma clara, quer seja por dúvida, falta de convicção ou simplesmente por não entender uma questão. Em casos assim, costuma-se dizer que a pessoa fica sempre em cima do muro ou esperando que outros decidam por ela.

Em seu caso, qual o seu grau de satisfação com as atitudes que assume diante das situações da vida? Percebe campo para melhora? O que vai fazer a respeito? Que metas você vai estabelecer? Quando vai começar?

Você pode, sim, fazer mudanças que vão favorecer o seu crescimento em todas as áreas de sua vida. E isso vai ficar evidente, especialmente, nestas áreas: familiar, profissional e social.

Um forte e caloroso abraço,

Elzir Barbosa

 

Conhecimento, Ação: Pronto!

Conhecimento acao acao

   “Todo o conhecimento do mundo, sem aplicação na vida prática, dá tanto resultado quanto soprar o sol.”
– Elzir Barbosa

AUTOCONHECIMENTO

Você se testa como testa um equipamento ou um material: pondo para funcionar, na prática.

PROGRESSO

O conhecimento que faz parte de você o faz mover-se rumo ao seu objetivo.

Conhecimento acao resultado

O saber faz bem, mas você é cumprimentado e recebe os parabéns apenas pelo que consegue realizar.

Alegria sempre 1

A alegria produz motivação, e a motivação produz mais ação que produz mais alegria.

“O autoconhecimento se aprende melhor não pela contemplação mas pela ação. Procure cumprir seu dever e logo descobrirá do que você é feito.”

– Johann Goethe

Autoconhecimento, realização, consecução e afins, você só consegue por ações sistematicamente planejadas e consistentemente repetidas.

Assim, elas se tornam habituais e se integram ao seu mais profundo ser. Você pode até dizer que ama o que sabe. Quando o saber tiver como objetivo a ação, e você age: pronto, você tem o resultado!

“Tudo o que amamos profundamente converte-se em parte de nós mesmos.” – Helen Keller

Quando o conhecimento que você adquire por meio de um treinamento, um curso ou mesmo a leitura de um livro for atingir um objetivo real, tal objetivo só acontece quando você transforma esse conhecimento em ações habituais em sua vida. Caso contrário, perdeu tempo valioso.

Outra grande vantagem de aplicar o que você aprende é o alto nível de conhecimento que terá de si mesmo.

“Depois de ações eficazes, inicie uma reflexão silenciosa. A partir da reflexão silenciosa virá uma ação ainda mais eficaz.” – Peter Drucker.

Isso faz todo o sentido, pois tudo o que você vê foi construído pelo menos duas vezes: a primeira foi apenas na mente de quem projetou, a outra foi na prática, ou seja, ao fazer.

“Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver.” – Theodore Roosevelt

Refletindo na citação acima, a conclusão é bem óbvia: não há desculpas para deixar de fazer algo que valha a pena.

Quando entra em ação para tirar as suas metas do papel, você só tem a ganhar. A sabedoria se encontra na prática do conhecimento.

“Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.” – Leonardo Da Vinci

O planejamento de um projeto, traçar um plano de ação, é um verdadeiro exercício mental. E como isso faz bem!

“O trabalho duro nunca matou o homem. Os homens morrem de tédio, conflitos psicológicos e doenças.” – David Ogilvy

No final, o que conta para o sucesso de um projeto, em qualquer área da vida, é este: depois de pensado, dividido em metas, é arregaçar as mangas e entrar em ação.

Assim é que as suas metas saem do papel, porque você tem motivação para arrastá-las de lá, realizar o planejado, ver o resultado e correr para o abraço!

Qual É Mesmo O Problema? – 28.5.2022

Dificuldade oportunidade
Oportunidades

Quando estamos atentos, em cada dificuldade, encontramos a chave para a saída, e isso no tempo certo.

Crescimento

Com alegria diante das dificuldades, o caminho brilha, fazemos descobertas e atingimos metas importantes.

Descobrir e crescer

A semente, com esforço, rompe o solo, cresce e produz.

“Não é que eu sou tão esperto, é que apenas eu fico com os problemas por mais tempo.” – Albert Einstein

Conta uma lenda que certo imperador chinês, em uma ocasião, expressou a seguinte preocupação à sua esposa: “Venho notando que nossas amoreiras estão se estragando.

Gostaria que você descobrisse o que há de errado”. A imperatriz, submissa e gentil, descobriu que uma pequena traça de cor parda estava pondo os seus ovos nas folhas.

Os minúsculos ovos eram chocados e se transformavam em larvas que, em pouco tempo, teciam casulos e afetavam as folhas. Logo imaginou que pudesse destruir os pequenos casulos.

Então, mergulhou um deles num vaso de água fervente. Mas qual não foi a sua surpresa quando o casulo começou vagarosamente a se desenrolar e formar um fio prateado.

Após olhar com mais atenção, ela verificou que o fio chegava a uma distância de oitocentos metros.

Assim, ao tentar resolver um problema, ela descobriu algo deslumbrante: a seda.

Você pode não fazer uma grande descoberta ao tentar resolver um problema, mas posso lhe dizer que vale a pena  refletir nessa fábula bem como nas citações e comentários abaixo:

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” – Bertram Carr

“Não há problemas que não lhe tragam nas mãos um presente. Você busca os problemas, pois precisa dos presentes.” – Richard Bach

Como pode ver, sempre há algo positivo no fim de um problema.

Talvez não façamos uma grande descoberta como aconteceu no caso da esposa do imperador chinês, como na fábula acima.

Nem façamos grandes descobertas científicas como aconteceu com o cientistas Albert Einstein, Thomas Edson, Isaque Newton e outros.

Uma coisa é certa, cada problema que resolvemos, seja de que natureza for, nos deixa um ou mais aprendizados.

E isso pode ser mais valioso, mais enriquecedor do que qualquer outra coisa.

O Quê? Quem? Como? Por quê? – 27.5.2022

Perguntas mais

“Nada molda a nossa viagem através da vida tanto quanto as perguntas que fazemos.” – Gregg Levoy

PERGUNTAS

As perguntas certas nos ajudam a cavar e encontrar as melhores respostas.

Perguntas e perguntas

Com as perguntas certas, você vai mais longe e chega mais rápido.

Conta-se que, certa ocasião, Albert Einstein, o grande cientista, caminhava de um lado para outro. Mãos cruzadas atrás das costas e murmurando consigo mesmo,  despertou a curiosidade de alguém que passava ali por perto.

Quando essa pessoa se aproximou um pouco mais, ouviu o grande cientista dizer repetidamente, enquanto falava consigo mesmo: “Se eu apenas tivesse a pergunta certa… Se eu apenas tivesse a pergunta certa…”.

Isso mesmo, Albert Einstein, o renomado cientista, fazia isso enquanto desenvolvia uma das suas grandes teorias.

“Se eu apenas tivesse a pergunta certa…”. Interessante, não acha? Em muitas situações da vida, especialmente ao lidarmos com pessoas, não basta ter ou imaginar que tem as respostas certas.

Muito mais importante é elaborar as perguntas certas. O tipo de perguntas que elucida melhor um assunto, uma situação.

Por que é bom elaborar as perguntas certas? Porque as respostas, quer as tenhamos quer não, ficam mais claras. Evitamos erros de avaliação e julgamentos precipitados.

E, quando lidamos com pessoas, quer sejamos terapeutas, ou mesmo de outra área, depois de ouvir com atenção e até fazer mais perguntas, estaremos prontos para entregar algo melhor como resposta, algo que atenda às reais necessidades da pessoa. Isso se aplica a todas as situações da vida.

Palavras, Sempre As Palavras! – 26.5.2022

Palavras palavras

“As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade.” – Victor Hugo

Comunicacao 1

Simplesmente ‘pegar’ as palavras pode ser perigoso. Quando se trata de palavras, precisamos escolhê-las como escolhemos maçãs na quitanda.

Palavras

“A palavra não pensada é como uma pedra bruta; a palavra bem pensada, como um diamante lapidado.”

                                                            – Elzir Barbosa

Palestras

Palavras bem escolhidas convencem a mente e motivam o coração.

Além de transmitir informações, as nossas palavras criam emoções. Daí, a necessidade de cuidado na escolha.

Em qualquer situação, a nossa escolha de palavras precisa levar em conta alguns fatores especialmente relevantes. Por isso, algumas perguntas podem nos guiar.

Minhas palavras…

  • São convincentes?
  • Informam com simplicidade e clareza?
  • Fazem os ouvintes querer me ouvir mais?
  • Criam emoções saudáveis em quem me ouve?

Só você tem condições de dizer o seu grau de satisfação com as suas respostas a essas perguntas aí. Então, agora uma pergunta simples de autoavaliação: de zero a dez, qual o seu grau de satisfação com cada resposta?

Precisa melhorar? O que vai fazer a respeito? Como vai fazer a sua escolha de palavras para obter os melhores resultados: na família, no trabalho e em sua vida social?

“A fala bem pensada é como um diamante lapidado.” – Elzir Barbosa

Agora, algo poderoso para conscientizar você da necessidade de melhorar, se for realmente o caso.

Quanto ao efeito que as palavras podem causar, o que você quer conseguir?  Pense nas citações abaixo:

“Morte e vida estão no poder da língua.” – Provérbios 18:21A

“A língua também é um fogo.” – Tiago 3:6A

“Como maçãs de ouro em esculturas de prata é a palavra falada no tempo certo.” – Provérbios 25:11

Que as suas palavras sejam suaves como o veludo e a seda; refrescantes como a brisa fresca em dia de sol inclemente!

Que as suas palavras sejam acolhedoras como o fogo da lareira em dia chuvoso; brilhantes e valiosas como um diamante lapidado!

Que sejam capazes de convencer a mente e, melhor ainda, tocar e motivar positivamente o coração de todos aqueles que se dispõem a ouvir o que você tem a dizer!

A Boa Vizinhança – 25.5.2022

Vizinhos Felizes

Bons vizinhos são prestativos.

Vizinhos e vizinhos

Bons vizinhos são presentes.

NO TRABALHO 1

Felicidade no ambiente profissional.

NA VIDA SOCIAL 1

Paz e fecicidade na vida social.

Comunicacao

Boa comunicação sempre presente.

Alegria sempre

Em todos os ambientes, a alegria estará sempre presente.

EQUILIBRIO 1

Tudo em perfeito equilíbrio: crescimento saudável.

Vizinhas Felizes

Bons vizinhos se importam.

Vizinhanca

Bons vizinhos se visitam.

A aranha e sua teia
A casa da minhoca
A aranha e sua teia
A casa da minhoca
FAMILIA 2

O lar é um porto seguro.

SORRIR SO FAZ BEM 1

Todos sorriem mais e a vida é mais feliz.

COM METAS

Com alegria e paz, todos crescem e o final é feliz.

A Boa Vizinhança

Quando menos esperamos, precisamos de quem está por perto, inclusive, de nossos vizinhos.

A chamada política da boa vizinhança nunca foi tão necessária.

Sem querer voltar muito ao passado, já houve um tempo em que os vizinhos se importavam mais, se visitavam e até se presenteavam.

Com tantos conflitos entre grandes e até entre pequenos, nada melhor que estar em paz e contribuir para a paz de quem está por perto.

Abaixo, uma simples fábula infantil que pode nos levar a algumas reflexões sobre esse tema:

Minhoca e Aranha

Diz a aranha à minhoca:

Tua casa é muito feia;

Bem que devias olhar

Mais de perto a minha teia.

– Mas veja que nós usamos

A mesma matéria-prima:

Se eu cavo embaixo na terra,

Teces tu lá mais por cima.

– É verdade, minha amiga,

Poderosa conclusão,

A matéria que usamos

Tiramos do mesmo chão.

– A minha casa me serve,

E a ti, a tua também;

Eu vivo bem no meu chão,

E o lar que é teu te faz bem.

            – Elzir Barbosa

Cenário Ideal

A vida fica mais saudável em todas as esferas: familiar, profissional e social, quando reconhecemos algumas verdades fundamentais e as vivemos, tanto nas áreas acima quanto nas demais da vida humana.

Essas verdades nada mais são que alguns princípios do bom acolhimento.

Nesses aspectos, em um cenário mais próximo do ideal, a vida seria assim:

Em vez de competir, contribuir.

Em vez de desprezar, acolher.

Em vez de julgar, entender.

Em vez de invejar, elogiar.

Em vez de ferir, sarar.

Essa lista poderia prosseguir com muitos outros itens, mas os aspectos acima, em um mundo dividido como vemos hoje, já seriam um bom começo.

Com Metas, É Preciso ‘Fincar As Esporas’ – 24.5.2022

Pica a mula

Picar a mula! Esse é o único jeito de fazê-la correr. Assim é com as suas metas.

NO PAPEL 1

Pôs tudo no papel? Agora faça acontecer! Tire do papel!

Objetivos

Evite que as suas metas empaquem como uma mula teimosa. ‘Pique a mula!’ Mais que trotar, comece a galopar, corra com as suas metas.

“Metas são o combustível no forno da conquista.”

– Brian Tracy

‘Pica a mula!’ Anos atrás, em uma conversa informal com um amigo, ele me perguntou qual era a origem da expressão ‘pica a mula!’.  Eu não sabia a resposta.

Claro que o sentido de ‘pica a mula!’ todos nós sabemos. É o mesmo que dizer ‘cai fora!’, ou seja, ‘some!’, ‘Corre!’.

Seja como for, a imagem que veio à mente naquela ocasião foi a de um sujeito inexperiente montado em uma mula, precisando fugir do lugar, e a mula que montava, teimosamente, insistia em não se mover.

Daí, um sujeito mais experiente, conhecedor do temperamento teimoso do animal, teria dito algo como: ‘meu amigo, pica a mula!’, quer dizer, finca as esporas nela, senão você não sai do lugar.

Daí o sujeito fincou as esporas com força e a mula saiu em disparada.

Parece engraçado, mas, pegando esse gancho, vamos falar sobre metas? Suas metas estão paradas? Empacaram no papel?

Lembre-se: é você que dá movimento a elas, que as faz sair do lugar, que as faz correr.

Por que deveriam ficar empacadas ou, por assim dizer, girando em círculos?

“Suas metas não são fenômenos da natureza. É você que as faz acontecer. É você que as tira do papel.” – Elzir Barbosa

Nesse sentido, finque as esporas, ‘pique a mula!’ Faça a coisa pular fora do papel, como a mula que sai em disparada sob o efeito insistente das esporas.

O contrário disso é procrastinação. É ficar parado ou, no máximo, ‘trotando’ em círculos. Então, ‘pique a mula!

Em Vez De Reclamações E Divagações: AÇÕES! AÇÕES! AÇÕES – 23.5.2022

NO PAPEL

Ponha no papel! Tire do papel!

MAIS ACAO

Para tudo na vida, a fórmula é esta: metas + ações = realização.

META ACAO RESULTADO

Ações persistentes e consistentes: resultados condizentes!

“Todo o conhecimento do mundo, sem aplicação na vida prática, dá tanto resultado quanto soprar o sol.”

– Elzir Barbosa

Décadas atrás, li algo em Selecões do Readers Digest, que me fez refletir sobre a importância de evitar gastar tempo com reclamações sem motivos reais e meras divagações sobre possibilidades.

Entendi que, melhor que isso é agir, se queremos, de fato, conseguir alguma coisa.

Esse relato é sobre ‘três cavadores de valas. Um deles encostava-se à enxada e divagava sobre a hipótese de vir a ser dono da empresa.

O outro se queixava das horas de trabalho e do salário. O terceiro limitava-se simplesmente a cavar.

Passados anos, o primeiro continuava a encostar-se à enxada.

O segundo tinha se aposentado por incapacidade, depois de um acidente forjado.

E o terceiro? Bem, esse era o dono da empresa’. – Seleções do Readers Digest – janeiro de 1997.

Mesmo que você tenha todo o conhecimento do mundo sobre um determinado assunto, algo mais é preciso.

Mesmo que faça um ótimo planejamento, com um plano de metas e tudo o mais, o que conta, se há de realizar alguma coisa, são as ações.

Então, estabeleceu metas? Pois tudo no papel? Agora, arregace as mangas e tire tudo isso do papel. Ação! Ação! Ação é o que conta.

Rigidez Versus Flexibilidade

FLEXIBILIDADE

Em todas as situações da vida há espaço para a flexibilidade.

NA FAMILIA

Flexibilidade na família favorece um ambiente caloroso e acolhedor.

NO TRABALHO

Flexibilidade no companheirismo profissional melhora os relacionamentos e a produtividade.

NA VIDA SOCIAL

Flexibilidade na vida social proporciona um ambiente de companheirismo acolhedor.

FLEXIBILIDADE NA VIDA

A flexibilidade é necessária em todas as situações da vida; a rigidez, em poucas.

“Ser flexível não é sinônimo de fraqueza, mas de sabedoria.”– Fábio Ibrahim El Khoury

Logo o que parecia uma chuva passageira se transforma em uma gigantesca tempestade.

Grandes e imponentes árvores como o carvalho, por exemplo, estão tentando resistir com toda sua força e a pouca flexibilidade de que são capazes.

Os bambus, as roseiras e a grama verde, por outro lado, se flexionam em sua totalidade, muitas tocando o próprio chão.

Por fim, a tempestade se dissipa. Muitas daquelas grandes árvores não resistiram.

Estão agora com suas raízes à mostra. Foram resistentes até onde puderam, mas lhes faltou flexibilidade.

Os bambus, as roseiras e a grama verde, por outro lado, estão agora até com uma aparência melhor do que antes da tempestade: suas cores parecem mais vivas e sua aparência geral é mais viçosa. Por quê? O segredo está em sua flexibilidade.

Flexibilidade. Qual a característica mais necessária para resistir às tempestades da vida moderna: a rigidez ou a flexibilidade comportamental?

É bem verdade que, às vezes, precisamos da resistência do carvalho.

No entanto, na maioria das vezes, precisamos muito mais da flexibilidade do bambu, da roseira e da grama verde.

Na família. Envolve empatia na maioria das vezes, quer dizer, se colocar no lugar do outro e muitas vezes ceder.

Essa flexibilidade também inclui o perdão, deixar passar, assim como fazem a roseira, o bambu e a grama verde, que se inclinam e deixam passar o vento forte.

No trabalho. Aqui também a flexibilidade precisa existir, o que significa dizer: não insistir sempre na sua maneira de fazer as coisas, mas deixar que a maneira dos outros fazer as coisas siga em frente, como o vento em uma tempestade.

Características como a humildade e a modéstia são indispensáveis para que se demonstre essa saudável flexibilidade no ambiente profissional.

Na vida social. Em um passeio em grupo, por exemplo, pode significar deixar que prevaleçam algumas vezes também a preferência dos outros quanto a que lugares visitar.

A qualidade da empatia é o suplemento ideal e indispensável para essa flexibilidade no meio social.

Comparativamente falando, são poucas as situações na vida em que é necessária a rigidez do carvalho e de outras grandes árvores.

Por outro lado, é no bambu, na roseira e na grama verde, que não são tão imponentes, que encontramos a flexibilidade necessária para a maioria das situações da vida, seja na família, no trabalho, bem como na vida social.

Com muita flexibilidade, um forte abraço!

Conclusões Versus O Final!

CAVALO

Cavalgar é possível! Cavalgar nas situações da vida pode ser necessário.

Cavalos

Às vezes, é preciso descobrir o segredo, a chave, para cavalgar com segurança nos episódios da vida.

CONCLUSAO

As conclusões automáticas perdem o conteúdo real. Melhor esperar um pouco antes de bater o martelo.

Acao

Ação! A cada episódio, mais ação. E que o final seja sempre o melhor!

COMECO AO FIM

O bom é quando você aprecia o começo, o meio e o fim das boas experiências da vida. E guarda o aprendizado com todas.

Melhor é o fim de uma coisa do que o seu começo.” – Eclesiastes 7:8A (Bíblia)

Conta-se que um garoto pobre que morava na China estava sentado do lado de fora de sua casa.

O seu maior desejo era ter um cavalo, mas não tinha dinheiro. Exatamente naquele dia passou em sua rua uma cavalaria.

O dono da cavalaria, sabendo do desejo do garoto, perguntou se ele queria um cavalinho. Irradiando felicidade, o menino aceitou. Um vizinho, que veio a saber do ocorrido, disse ao pai do garoto: “Que garoto de sorte é o seu filho!”. “Por quê?”, perguntou o pai. “Ora”, disse ele, “Imagine, ele queria um cavalo, passa uma cavalaria e ele ganha um cavalinho. Não é mesmo de sorte?” “Pode ser sorte ou pode ser azar!”, comentou o pai.

O garoto cuidou do cavalo com todo o zelo, mas um dia, já crescido, o animal fugiu.

Desta vez, o vizinho diz: “Puxa! Como seu filho é azarento, não? Ele ganha um potrinho, cuida bem dele até que cresça, e depois o animal foge!” “Pode ser sorte ou azar”, repetiu o pai.

O tempo passa, e um dia o cavalo volta com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz, consegue cercá-los e fica com todos eles.

Daí o vizinho comenta: “Seu filho é mesmo um garoto de sorte!” Ganha um potrinho, cria, ele foge e volta com um bando de cavalos selvagens.” “Pode ser sorte ou pode ser azar”, responde novamente o pai.

Mais tarde, o rapaz estava treinando um dos cavalos, quando cai e quebra a perna.

Vem o vizinho: “Seu filho é de azar.” O cavalo foge, volta com uma manada selvagem, o garoto vai treinar um deles e quebra a perna.” “Pode ser sorte ou azar”, insiste o pai.

Dias depois, o reino onde moravam declara guerra ao reino vizinho.

Todos os jovens são convocados, menos o rapaz que estava com a perna quebrada. E lá vem o vizinho de novo: “Seu filho é de sorte…”

Assim, o que parece o fim de um assunto, pode ser só mais um episódio. E assim é na vida real.

Lições/Aprendizados:

  • Evitar julgamentos e comentários precipitados sobre um assunto ainda em andamento.
  • Ser cauteloso com quem faz questão de comentar cada pequeno evento da vida alheia.
  • Fazer o melhor que pode em cada episódio da vida, em certos casos, pode mudar a sequência de eventos.
  • Ficar atento a todas as histórias que estão em andamento na sua vida: na família, no ambiente profissional, bem como no social e outros.
  • À parte os imprevistos, você pode contribuir para um desfecho melhor em cada situação de sua vida e contribuir para um final feliz.
  • Evitar respostas automáticas, mesmo para as situações corriqueiras da vida.
  • O melhor é pensar, avaliar, e só depois emitir uma opinião sobre qualquer assunto.
  • Entender que o que parece ser nem sempre será.
  • Entender a aceitar que os imprevistos podem ser tanto negativos quanto positivos. Nesse sentido, o melhor é se preparar para o que fazer a partir de um resultado, quer seja esperado, quer não.

Hábitos Versus Hábitos – 20.5.2022

EMOCIONAL

Hábitos mentais negativos criam hábitos emocionais negativos e corrosivos.

HABITOS EMOCIONAIS

Hábitos mentais positivos criam hábitos emocionais positivos e saudáveis.

HABITOS POSITIVOS

Para superar um hábito emocional negativo, crie uma âncora mental altamente positiva.

PENSAMENTO INTELIGENTE

Para criar âncoras mentais positivas, você precisa criar, racionalmente, pensamentos positivos.

SUPERAR HABITOS

Você pensa, você sente, você cria.

Equilibrio Emocional

Você está no comando: dos pensamentos, das emoções e dos hábitos.

“O hábito é o melhor dos servos, ou o pior dos amos.”   – Nathaniel Emmons

Hábitos são costumes diários nos quais você se empenha, muitas vezes, como se estivesse ligado no automático ou, como se costuma dizer, ‘por força do hábito’.

Pense, por exemplo, nestas duas categorias: hábitos mentais negativos e hábitos mentais positivos:

Hábitos mentais negativos

  • Comparar-se negativamente com outros
  • Guardar mágoa ou ressentimento
  • Julgar ou criticar
  • Reclamar de pessoas e situações
  • Imaginar sempre o pior

Esses hábitos são altamente corrosivos e se transformam em verdadeira ferrugem emocional.

Precisam ser superados, se havemos de ter uma boa saúde emocional e contribuir para o bem-estar das pessoas à nossa volta, seja na família, no trabalho ou na vida social.

Hábitos mentais positivos.

Ao criar hábitos mentais positivos, criamos hábitos emocionais positivos.

Para que isso ocorra, precisamos criar, racionalmente, âncoras mentais positivas.

Quer dizer, criar e escrever pensamentos que vamos usar toda vez que surgirem pensamentos e emoções negativas.

Funciona assim: você pensa insistentemente, de forma programada, em algo positivo, contrário, ou totalmente diferente do pensamento ou da emoção negativa que você quer superar. Isso funciona porque quando você pensa insistentemente, você cria e alimenta a emoção que quer criar em substituição ao conteúdo emocional negativo. A lista abaixo é apenas um pequeno guia.

  • Autojulgamento construtivo
  • Ver o melhor nas pessoas
  • Lembrar de agradecer
  • Elogiar
  • Sorrir

Os hábitos mentais, tanto os negativos quanto os positivos, se transformam respectivamente em emoções negativas ou positivas.

Por outro lado, vale também um alerta: o objetivo não é deixar-se levar pela excessiva inocência, a ponto de enxergar o bem no mal, mas procurar, o máximo possível, quando for o caso, por enxergar o potencial de melhora, mesmo nas situações mais críticas.

Quando se trata de hábitos, independentemente de serem negativos ou positivos, você precisa estar no comando, pois hábito algum deve ser o seu amo, mas, e somente quando positivos, podem ser ótimos servos.

Às vezes, precisamos de ajuda profissional. Felizmente, existem bons terapeutas, mentores e outros profissionais, que respeitam valores individuais e trabalham com ética e real interesse em ajudar.

Autovalorização E Autoestima Realistas – 19.5.2022

SE VALORISE

Você é muito importante! Apenas não exagere. Uma visão modesta é melhor na convivência.

EQUILIBRIO

É preciso se estimar. Uma equilibrada autoestima favorece o crescimento saudável.

Autovalorizacao Equilibrada

Equilíbrio: o realismo entre autovalorização, autoestima e sonhos.

“Um grande erro: crer-se mais importante do que se é e estimar-se menos do que se vale.” – Johann Goethe

Autovalorização. Considerar-se importante é bom, necessário e até saudável, mas exagerar nisso poderia levar a pessoa a sérios desapontamentos e dificuldades na convivência em seu mundo real: na família, no trabalho e na vida social. Isso seria, nas palavras de Goethe, ‘um grande erro’.

O beija-flor que se imaginasse como águia, logo deixaria de apreciar suas belas cores, seu voo fantástico com habilidade de parar no ar enquanto colhe o delicioso néctar, e muito mais – deixaria de apreciar o próprio ambiente em que vive. A águia está preparada para viver no mundo das águias; o beija-flor, no mundo dos beija-flores.

Autoestima. A autoestima precisa ser real, ‘não menos do que se vale’, nem mais do que isso. Uma equilibrada autoestima tem seu lugar na vida de cada pessoa.

Afinal, por que ‘estimar-se menos do que se vale’? Em outras palavras, você deve se valorizar, sem jamais exagerar nisso.

O gatinho pode até se enxergar como leão no espelho, mas querer viver no mundo dos leões sendo o que realmente é, um gatinho, não faria dele sequer um petisco para o menor leão da floresta. Afinal, ‘melhor o cão (ou o gatinho) vivo do que o leão morto’.

Equilíbrio. O segredo para se viver bem e evitar a maioria dos problemas está no equilíbrio, no bom senso, em uma visão modesta e realista de si mesmo. Isso não impede a pessoa de sonhar, mas a protege das fantasias e devaneios.

“Quando removemos de nós os nossos excessos em cada aspecto da vida, acredite, o que fica é arte.”
– Elzir Barbosa

A Grandeza Que Já Se Viu E Agora Se Vê – 18.5.2022

Simples

A simplicidade está no que se vê e como se vê.

BONDADE

A bondade atrai, acolhe, une e protege.

VERDADE

A verdade convence. Viva a grandeza da verdade!

“Não existe grandeza onde não há simplicidade, bondade e verdade.” – Tolstói

A simplicidade encanta. No mundo atual, cheio de complexidades, ostentação e imprevisibilidades, muitos estão enxergando o encanto da simplicidade no modo de viver.

O que não parecia relevante, agora é reflexo de uma equilibrada grandeza, pelo menos aos olhos dos que assim a veem e a escolhem como modo de viver e de ver o que se passa no mundo à sua volta. Em qualquer ambiente e em qualquer situação, a simplicidade é o que sempre foi: encantadora. Sim, a simplicidade tem a sua grandeza.

A bondade atrai. Assim como a maldade aterroriza, espanta e afasta as pessoas, a bondade sempre atrai, acolhe e protege. A bondade é suave como a seda e o veludo e, quanto à resistência, pode ter a dureza do diamante.

Em todos os relacionamentos, a bondade tem um forte poder de atração. Ao contrário do que muitos ainda pensam, a bondade é forte, é persistente e capaz de vencer a própria maldade.

A bondade sabe o que dizer e como dizer para agradar o semelhante, porque irradia o calor da empatia. Sim, a bondade tem grandeza.

A verdade convence. A verdade, nas diversas situações da vida, não importa quão confusas, apresenta os fatos como realmente são, sem enfeites, sem realces e sem disfarces.

Por isso e muito mais, a verdade convence, em vez da falsidade e da mentira, que apenas confundem e enganam. Faz melhor aquele que enxerga e vive, em cada assunto, a grandeza da verdade.

Falar a verdade sempre conquista o respeito e a confiança. A verdade, ao contrário da mentira e da falsidade, constrói e solidifica os relacionamentos. A verdade resiste a qualquer escrutínio. A verdade vai longe, mas, como se costuma dizer:  “A mentira tem pernas curtas.” Assim, viva a grandeza da verdade!

Sorrir Só Faz Bem! – 17.5.2022

RIR

Ambiente de trabalho: sorrir melhora o espírito de companheirismo e colaboração.

SORRIR SO FAZ BEM

No ambiente familiar ou social, sob todos os aspectos, sorrir só faz bem.

RISOS

Para sorrir, basta você estar vivo ou viva!

ALEGRIA

Como dinheiro, o sorriso precisa ser verdadeiro.

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” – William Shakespeare

Você entra em uma loja, apenas para dar uma ‘olhadinha’ porque algo lhe chamou um pouco a atenção.

Você vê diversos vendedores carrancudos e uma vendedora com semblante alegre, sorridente. A quem você se dirige para obter mais informações?

Você precisa muito falar com uma autoridade, para conseguir certo benefício.

Quando chega ao seu gabinete, essa autoridade está com uma carranca que não tem tamanho.

Você já estava ansioso. Como se sente agora? Não se sentiria muito melhor se essa autoridade estivesse com um sorriso no rosto?

E você, como se apresenta quando quer conseguir algo: sorridente ou carrancudo?

Independentemente de querer ou não conseguir alguma coisa, sabe quais são os benefícios de sorrir para a sua saúde emocional e física?

Sorrir produz dopamina, que produz energia, motivação e excitação; endorfina, que reduz a sensação de dor e aumenta o estado de euforia; e serotonina, que melhora o humor e aumenta a satisfação e o prazer.

Consegue imaginar os benefícios que um semblante sorridente, em vez de carrancudo, produz no ambiente familiar, profissional e social?

Sorrir não encontra barreiras, nem linguísticas, nem raciais, nem no espaço, nem no tempo. Do bebê ao idoso, o sorriso é livre e sem fronteiras.

O que você quer mais para sorrir mais? Então vamos lá com essa última informação? A própria Bíblia diz:

“O coração alegre é um bom remédio.” Provérbios. 17:22

E se não estiver alegre como gostaria, comece a sorrir assim mesmo, e logo estará esbanjando alegria.

Você não tem nada a perder, muito pelo contrario, tem muito a ganhar.

O hábito de sorrir é um recurso de valor inestimável. E você tem esse recurso.

Fundamental e indispensável para produzir os melhores efeitos: como dinheiro, o sorriso precisa ser verdadeiro.

Abrace Uma Atitude – 16.5.2022

ATITUDE
SUCESSO

Sim! Abrace uma atitude! E que esta seja de vitória! Repita! Repita! Repita!

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”

– Peter Drucker

“Atitude é mais importante do que o passado, a educação, o dinheiro, as circunstâncias, do que outras pessoas pensam dizem ou fazem. É mais importante do que a aparência pessoal, os dons ou a perícia. … A coisa mais notável é que temos escolha, a cada dia, quanto à atitude que abraçaremos para aquele dia. Não podemos mudar o passado. Não podemos mudar o fato de que as pessoas agirão de certo modo. Não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é agir com o que temos, e isso é a nossa atitude. Estou convicto de que a vida é (ou depende) 10% do que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isso. Assim, estamos sob o comando de nossas atitudes.”

– Charles Swindoll

Realização – O Segredo São As Metas! – 15.5.2022

INSIGHTS 3

Base da realização: metas claras, precisas, e 100% de comprometimento com o resultado.

“O nível de comprometimento com a meta determina a força da ação e a precisão do resultado.”

– Elzir Barbosa

Você realiza muito mais quando, para cada área da sua vida, estabelece metas claras e assume a responsabilidade com o resultado. Em outras palavras, você se compromete com o resultado. Você assume que tudo está em suas mãos. Você se automotiva e, por assim dizer, dá pernas e movimentos à sua intenção real, clara, de fazer acontecer o que estabeleceu como meta. O que significa dizer que você vai ‘tirar do papel’ o que escreveu lá como meta, e isso para todas as áreas. A realização se encontra aí. Entenda que é “O nível de comprometimento com a meta que determina a força da ação e a precisão do resultado.” Está em suas mãos. Então, mãos à obra! Faça acontecer!

Motivo Maior – Resultado Gigante! – 14.5.2022

FAMILIA 1
TRABALHO 1
Pessoas

“Amar as pessoas é como plantar uma flor e ver nascer um jardim.” – Elzir Barbosa

Na família. Quando o amor existe na família, o lar se torna um porto seguro ao qual voltar sempre que se está fora. Se houver filhos, eles crescerão sabendo amar e se ajustarão melhor às adversidades da vida à medida que crescem. Saberão demonstrar empatia e compaixão. Estarão sempre prontos a ajudar e se sentirão livres para pedir ajuda quando preciso. E o resultado será uma vida feliz e produtiva.

No trabalho. Quem ama será amado. Quando presente, sua presença será brilhante; quando ausente, sua ausência será sentida. Será sempre um colaborador, jamais um competidor. E, por amor às pessoas e ao que faz, estará sempre procurando melhorar a qualidade e a produtividade em sua área profissional, em uma competição saudável apenas consigo mesmo. Como resultado, terá um crescimento sem dor e cheio de satisfação, o que será ótimo para si mesmo, sua empresa e todos à sua volta.

Na vida social. Quando existe amor em um grupo, existe fraternidade, empatia e um interesse sincero no bem-estar individual e coletivo. Quando o amor está presente, abre-se um espaço maior para outras virtudes como: compaixão, altruísmo e compartilhamento. Essas características tornam qualquer grupo uma fortaleza contra fatores divisórios e enfraquecedores.

Veja o quanto se pode fazer: na família, no trabalho e na vida social. E tudo isso por um motivo muito simples, mas poderoso: “Amar as pessoas é como plantar um flor e ver nascer um jardim.”

Crescimento Ouro – 13.5.2022

CRESCIMENTO OURO

“Crescemos quando, em vez de competirmos, sempre que possível, tornamo-nos parceiros; em vez de invadirmos o campo do outro, compartilhamos o nosso; em vez de golpear o nosso semelhante, saramos as suas feridas; em vez de sermos uma ameaça, estendemos a mão amiga; e, ainda mais importante, crescemos quando, no relacionamento humano, nosso maior concorrente somos nós mesmos, e essa concorrência dura tanto quanto a nossa vida. Isso é o que chamo de crescimento contínuo no mais alto nível – crescimento ouro.”

– Elzir Barbosa