SUPERAÇÃO

“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.” – Abraham Lincoln

Superar

Superação

O que você pode superar? A resposta a essa pergunta pode ser muito extensa. O ser humano tem muitos recursos aos quais recorrer para superar dificuldades em geral em qualquer área da vida. Veja algumas.

  • Vícios
  • Medos
  • Hábitos negativos
  • Desejos negativos
  • Atitudes negativas
  • Emoções negativas
  • Pensamentos negativos
  • Características negativas de personalidade

 

E a lista poderia prosseguir, uma vez que são muitas as situações das quais o ser humano gostaria de sair, gostaria de superar.

Dito isso, a próxima pergunta envolve saber que meios usar para superar dificuldades em algum desses campos.

O bom de tudo isso é que, às vezes, você pode superar uma situação dessas sem ajuda de outra pessoa. Sim, você tem recursos interiores que podem ajudá-lo muitíssimo.

Por outro lado, há pessoas que precisam, quase sempre, de ajuda para superar alguma situação. E há situações que exigem mesmo ajuda profissional.

Há situações, mesmo entre as listadas acima, que exigem ajuda psicoterápica, por exemplo. O profissional indicado seria um bom psicólogo ou até um psiquiatra e não um coach.

O motivo é que o profissional coach trabalha muito mais do presente para o futuro, e muito pouco para o passado. Por assim dizer, olha apenas um pouco pelo retrovisor.

E, apenas para saber, você não precisa recorrer a métodos com os quais você mesmo não concorde. Isso é importante porque o ser humano tem uma consciência, uma voz interior que o desculpa ou o acusa.

Quando você respeita essa voz interior, é muito mais provável que supere situações sem deixar efeitos indesejáveis.

Sua consciência pode ter sido moldada por princípios e valores muito elevados, o que faz dela, quase sempre, um guia confiável.

Assim, na dúvida sobre um processo que a sua consciência inicialmente não aprova, é melhor fazer uma pesquisa inicial para ver do que se trata, e só a partir daí tomar uma decisão.

Em “Otimizes” usamos, quase sempre, 4 poderes que, em algum grau, todos temos, e você não é exceção:

  • O poder do pensamento
  • O poder da decisão
  • O poder da escolha
  • O poder da ação

 

Essas capacidades, que chamo aqui de poderes, podem ser exercitadas e fortalecidas. E isso está em suas mãos. Veja um pouco sobre cada uma delas.

O Poder do Pensamento

A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro. – William James

Pensar

Pensamento

Para o bem ou para o mal, o poder do pensamento é enorme. Pode encher você de entusiasmo, ou pode mergulhá-lo num oceano de ansiedade e depressão.

Bons pensamentos 300x251O pensamento influencia suas emoções, seus desejos e suas vontades. PENSE nisso. Já é um ótimo começo que poderá mudar tudo em sua vida a partir de agora.

Coloque o maior bloqueio possível, uma muralha, entre sua mente e qualquer pensamento negativo.

Alimente, da melhor forma possível, todo pensamento positivo, e ele alimentará emoções, vontades e desejos positivos. Um ótimo começo, não acha? Mas, o que dizer do poder da decisão?

O Poder da Decisão

“A verdadeira decisão é medida pelo fato de que você tomou uma atitude. Se não houver atitude, então você realmente não decidiu.” – Anthony Robbins

Decisão

Decisão

O poder da decisão mantém você em movimento rumo a algum objetivo. A indecisão tem o poder de deixar você estacionado. O indeciso é em geral procrastinador.

Ou nada faz, ou tudo faz tardiamente porque, mesmo quando decide, perde tempo demais em seu estado de indecisão. Se você toma decisões importantes na vida, você é alguém livre para seguir o seu caminho.

Se você é indeciso, é prisioneiro de sua indecisão. Quem decide pode até errar, mas pode também decidir o que fazer após isso. O poder da decisão é todo seu. Na dúvida, escolha decidir. E por falar nisso, veja agora:

O Poder da Escolha

“A vida é a soma das suas escolhas” – Albert Camus

Escolher

Escolha

Vou começar com um exemplo simples. Você decidiu ir a uma entrevista de emprego.  Não dá para ir com a mesma roupa que você usa em casa. Você decidiu que precisa trocar de roupa.

Abre o guarda-roupa, e tem diante de você muitas opções. Que roupa escolher? Claro, você vai pensar em como se vestir para uma entrevista de emprego e, à base disso, poderá fazer a melhor escolha.

A vida nos apresenta opções em todos os campos. Faça uso do poder da escolha. Precisa superar alguma coisa? Decida superar. Escolha como fazer isso. E, por favor, entre em ação.

O Poder da Ação

“Um grama de ação vale mais que uma tonelada de teoria.” – Friedrich Engels

Ação

Ação

O poder da ação é o principal. Sem ação nada se faz. Em ação, quer dizer, em movimento, fica mais fácil fazer ajustes enquanto segue. Num simples resumo, ficaria assim:

O poder do pensamento + o poder da decisão + o poder da escolha + o poder da ação = superação.

O que está segurando você? O que você quer superar? O que você quer realizar? De que situação você quer sair? Aonde você quer chegar?

Que profissional poderá ajudar você a traçar um plano de ação? Seria um coach? Talvez. Seria um psicólogo? Talvez. Você tem opções. Pense, decida, escolha, aja!

Para saber mais sobre Coaching, clique aqui.

BAIXE GRÁTIS O SEU

E-BOOK SUPERE AS EMOÇÕES NEGATIVAS