O Que Você Comunica Vale A Pena?

“Mentes pequenas discutem pessoas, mentes medianas discutem coisas e mentes grandes discutem ideias.”- Eleonor Roosevelt

Vou começar com uma pequena fábula: A galinha, o papagaio e a águia.

Antes, porém, quero lembrar que o objetivo deste artigo é levar cada um de nós a uma reflexão sobre o que, em geral, é predominante em nossas conversas.

Também, não é sobre técnicas de conversação. Isso ficará para outro momento.

Portanto, vamos fazer uma reflexão com o objetivo final de implementar mudanças, caso julguemos que sejam necessárias. Vamos à fábula!

“Enquanto a galinha, com sua falta de habilidade para o voo, se limita a ciscar o chão em busca de migalhas, e mete o bico em tudo que é lugar; vive a tagarelar sobre as demais aves no galinheiro e faz um barulho enorme quando bota um ovo…

Vem o papagaio, outro tagarela de voo baixo, que vive a tagarelar e repetir o que ouve sobre aquisições dos bens do seu dono e outras coisas sem muita importância: ‘Comprei um carro novo, um carro novo! …

Daí, a águia, com toda a sua habilidade de voar e a sua sabedoria, se limita a, do alto, observar, enquanto reflete sobre a melhor maneira de aproveitar as correntes de vento.

Afinal, com a sua mente mais elevada, evita gastar tempo com a vida alheia e aquisições que nada acrescentam de real valor.

Apenas aprende por observar, por refletir. E assim, amplia ainda mais os seus horizontes e melhora a precisão do seu voo em busca do que realmente importa.”

Essa pequena fábula ilustra bem o sentido da citação no início do artigo, atribuída à ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleonor Roosevelt.

Nessa citação, encontramos alguns aprendizados que podem melhorar em muito a nossa comunicação. É claro que todos nós falamos sobre pessoas, coisas e ideias.

No entanto, em geral, há uma área que predomina. E, dependendo dessa área, levando-se em conta algumas considerações, a nossa comunicação pode valer a pena ou não para quem nos escuta.

Saber disso e fazer as devidas correções em nossa comunicação pode valer a pena para quem nos escuta e nos trará resultados altamente positivos em nossos relacionamentos, principalmente nestas três áreas: familiar, social e profissional.

Então, inicialmente, vou listá-las abaixo e considerar cada uma separadamente. Por favor, fique atento aos aprendizados!

  • O que as ‘mentes pequenas discutem’
  • O que as ‘mentes medianas discutem’
  • O que as ‘mentes grandes discutem’

O Que As Mentes Pequenas Discutem

Sobre pessoas

Sobre pessoas

Como podemos deduzir da citação e da fábula acima, nas mentes pequenas, o que predomina é a conversa sobre a vida alheia.

Mas, claro, isso não significa que seja sempre negativo falar sobre pessoas. Desde que a conversa gire em torno de aspectos positivos, que acrescentam valor, tudo bem.

No entanto, quase sempre a conversa sobre pessoas descamba para a tagarelice, o que, às vezes pode incluir até a devastadora calúnia.

Essas coisas causam uma imensidão de problemas. Não vale a pena ficar ciscando esse terreno, como faz a galinha, nem meter o bico na vida dos outros.

Algumas perguntas de aprendizado para reflexão e avaliação sobre o que fazer: As minhas conversas giram mais sobre pessoas?

O teor de minhas conversas sobre pessoas é sempre positivo? O que posso fazer para elevar o nível das minhas conversas?

Como sabemos, faz melhor quem sai desse solo e alça um voo mais elevado. Há muito o que buscar e entregar em termos de ideias, princípios elevados, projetos, valores e muito mais.

O Que As Mentes Medianas Discutem

Posses materiais

Posses materiais, coisas

Em geral, as mentes medianas realmente se concentram e discutem coisas, aquisições de bens materiais, sejam seus, sejam de outros.

E, não raro, vivem repetindo e divulgando a todos a sua aquisição, seja de um novo carro, apartamento, roupa ou qualquer outra coisa.

Apareceu alguém, e lá vai o papagaio com a sua divulgação barulhenta que talvez não interesse nem um pouco a quem escuta.

Novamente, aqui repito o que ficou dito no item anterior, não é errado falar sobre coisas, mas quando parece que a pessoa só consegue falar sobre isso, a sua comunicação se torna desinteressante e, não raro, cansativa.

Aos olhos dos outros, é como se a pessoa quisesse apenas ostentar, se exibir e assim por diante.

Aqui também cabem algumas perguntas de aprendizado para reflexão e implementação de ajustes, conforme julgar necessários.

As minhas conversar giram quase sempre em torno de coisas, bens materiais e novas aquisições?

Que tipo de sentimento a minha conversa pode despertar nas pessoas com as quais interajo?

Contribui, de alguma forma, para o crescimento delas ou faz com que se sintam inferiores?

Novamente, a intenção é apenas uma autoavaliação sincera e honesta com a finalidade de fazer algum tipo de aprimoramento.

Afinal, dá para alçar voos mais altos, mais elevados, em nossa comunicação. Basta ficarmos atentos, sermos mais reflexivos e nos preocuparmos em acrescentar algo de real valor à nossa conversa.

Agora, vamos ao que mais interessa, à cereja do bolo: o que as mentes grandes discutem.

O Que As Mentes Grandes Discutem

Reflexoes sabedoria

Ideias

Na maior parte do tempo, as mentes grandes preferem discutir ideias.

O que pode incluir: projetos interessantes, metas, objetivos, princípios orientadores para a vida, valores morais, arte e diversos assuntos de desenvolvimento pessoal.

E, apenas ocasionalmente, falam sobre coisas e pessoas. No entanto, mesmo nesses casos, preferem aspectos positivos.

Normalmente, as pessoas de mente grande preferem, sabiamente, falar menos e ouvir mais. Como a águia, planam por cima, por assim dizer, e procuram observar com maior amplitude.

“A conversa é uma arte. Quem fala mais, diz menos, quem escuta mais, aprende mais.” – Ralph Waldo Emerson

Novamente, como as águias, voam alto e, quando necessário, também mergulham fundo em um voo certeiro e veloz em busca de algo que lhes seja de real interesse.

O conversador nível águia demonstra interesse no assunto, faz perguntas que motivem a outra pessoa a falar.

E, assim, consegue mergulhar mais profundamente nos assuntos e extrair o que realmente interessa e agrega valor.

Talvez você se pergunte: como posso elevar o conteúdo de minhas conversas? Uma sugestão é ler bons livros, sejam impressos ou em formato digital.

A variedade de assuntos é gigantesca: desde ciências, história, geografia, artes; mas também livros sobre atividades profissionais, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, relacionamentos, e muitos outros.

Há livrarias online, como a Amazon, por exemplo, onde você encontra livros sobre todos esses assuntos e muitos outros.

E muitos desses livros você pode conseguir, tanto em formato impresso como em formato digital.

Os preços também variam, mas vale lembrar que muitos são bem em conta e, ocasionalmente, aparecem alguns gratuitos para baixar.

Os ambientes que frequentamos e as pessoas com as quais interagimos no dia a dia também podem contribuir para elevar o nível de nossas conversas.

É preciso saber escolher os ambientes e as pessoas com as quais queremos ter maior proximidade.

O melhor é evitar, sempre que possível, ficar muito tempo conversando com quem gosta de ficar ciscando e metendo o bico na vida alheia.

Também, aqueles que reclamam de tudo e de todos, em geral não contribuem para elevar o nível de uma conversa.

E diga-se o mesmo daqueles que se especializam em sair repetindo o que ouviu, as chamadas novidades, em geral sobre coisas da vida alheia ou sobre suas próprias aquisições.

Como vê, é relativamente fácil elevar o nível de sua comunicação, para o que pode ser considerado nível águia de comunicação.

Todo o esforço vale a pena, e quem sai ganhando é você e as pessoas que o procuram para um saudável e enriquecedor bate-papo.

“A habilidade de se comunicar bem é uma das habilidades mais importantes para o sucesso em qualquer área da vida.” – Brian Tracy

Sempre há o que aprender e compartilhar. Também, mesmo que alguém do nível águia converse com alguém do nível papagaio ou galinha, cujas conversas se limitem a pessoas e coisas, ainda assim pode se beneficiar. Como assim?

Vamos sair um pouco da fábula inicial deste artigo e pensar na galinha em sentido literal.

A galinha pode ciscar, cacarejar e fazer um barulhão quando bota um ovo, mas convenhamos, é uma grande protetora dos seus filhotes.

E não é qualquer gaviãozinho que se atreve a levar algum deles embora, pois, corajosamente, ela parte pra cima.

Alguém do nível águia está sempre aprendendo por observar e mergulhar mais fundo nos assuntos quando percebe algum valor, mesmo quando está conversando com alguém do nível galinha ou papagaio.

O objetivo é sempre evitar o que não dá certo na experiência dos outros, mas, ao mesmo tempo, aproveitar o que pode ser aproveitado.

Nota importantíssima: Se você se enquadra no tipo “mentes grandes”, “nível águia”, por favor, jamais caia no erro de ficar exibindo o quanto sabe todo o tempo ou corrigindo os outros.

Esse é um erro muito comum que pode facilmente afastar as pessoas. A ideia não é corrigir as pessoas, nem se exibir, nem de forma alguma chamar atenção para si, mas apenas contribuir.

De coração, agradeço a você por ter lido todo o artigo. E, se acha que alguém mais pode se beneficiar e não vai ficar ofendido, compartilhe!

Forte abraço!

Você ou alguém que conhece está tentando se livrar de um hábito ruim ou mesmo um vício? Tenho um programa de mentoria que pode ajudar. Para conhecer, CLIQUE AQUI!

Elzir Barbosa 1 231x300

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.