A Verdadeira Grandeza Segue Princípios

“Não existe grandeza onde não há simplicidade, bondade e verdade.” – Tolstói
Houve tempo em que as coisas eram mais simples, praticava-se mais a bondade, e a verdade prosperava.
A verdadeira grandeza seguia (e ainda segue) princípios básicos, como os três citados a seguir:
- Simplicidade
- Bondade
- Verdade
Esses princípios básicos, além de outros, eram valorizados, e segui-los constituía uma forma de grandeza – a verdadeira grandeza.
Será que esses princípios deixaram de ser valorizados? Será que uma vida pautada em princípios como esses ainda tem valor em um mundo tão cheio de contradições e inversões nos valores?
Nesse caso, quais são algumas vantagens de viver conforme esses e outros princípios? A partir de agora, vamos considerar pelo menos cada um dos três princípios listados no início deste artigo:
A Simplicidade Encanta

Simplicidade
No mundo atual, cheio de complexidades, ostentação e imprevisibilidades, muitos estão enxergando o encanto da simplicidade no modo de viver.
O que não parecia relevante, agora é reflexo de uma verdadeira grandeza, pelo menos aos olhos dos que assim a veem e a escolhem como modo de viver e de ver o que se passa no mundo à sua volta.
Os benefícios da simplicidade são muitos, mas vou ater-me apenas a alguns.
Quem vive de modo simples contenta-se com menos coisas. Logo, consegue ter mais foco em tudo o que faz.
Ao mesmo tempo, o nível de estresse é muito menor nas pessoas que escolhem viver de modo simples.
Quem vive de modo simples foca no essencial. Reconhece que os desejos podem ser muitos, mas as necessidade na verdade são poucas. É isso que faz a grande diferença.
A pessoa que vive de modo simples consegue otimizar seu tempo e sua energia e usá-los apenas com o que realmente importa e agrega valor à sua vida.
Em qualquer ambiente e em qualquer situação, a simplicidade é o que sempre foi: encantadora. Sim, a simplicidade tem a sua grandeza.
A Bondade Atrai

Bondade
Sim, a verdadeira grandeza inclui seguir o princípio da bondade. Assim como a maldade aterroriza, espanta e afasta as pessoas, a bondade sempre atrai, acolhe e protege.
Por isso e muito mais, quando pratica atos de bondade a cada dia, você cria um ambiente positivo e cheio de otimismo.
Consequentemente, você sentirá os reflexos disso em todos os aspectos de sua vida.:
A bondade é suave como a seda e o veludo e, quanto à resistência, é resiliente: tanto pode ter a firmeza do carvalho e a dureza do diamante, como a flexibilidade da grama verde e da roseira, que se curvam e sobrevivem às tempestades.
E, no entanto, atos de bondade podem incluir coisas tão simples como um cumprimento amigável, um sorriso, um elogio sincero por um trabalho bem feito e coisas assim.
Pode não parecer, mas coisas simples assim podem contribuir para alguém ganhar um dia que parecia perdido.
Em todos os relacionamentos, a bondade tem um forte poder de atração. Ao contrário do que muitos ainda pensam, a bondade é forte, é persistente e capaz de vencer a própria maldade.
E como se não bastasse, a bondade contribui até para a saúde mental, tanto de quem pratica quanto de quem recebe.
Muitos estudos comprovam que atos de bondade, como prática diária, aumentam o nível de felicidade, ajudam a a reduzir o estresse e podem melhorar até a saúde física daqueles que os praticam.
O motivo disso é que o cérebro libera endorfinas que produzem sensação de prazer e uma grande satisfação.
A bondade sabe o que dizer e como dizer; sabe o que fazer e como fazer – tudo para agradar o semelhante, porque irradia o calor do entusiasmo e da empatia.
Sim, a verdadeira grandeza tem a bondade como um dos seus pilares.
A Verdade Convence

Verdade
A verdade, nas diversas situações da vida, não importa quão confusas, apresenta os fatos como realmente são, sem enfeites, sem realces e sem disfarces.
Por isso e muito mais, a verdade convence, em vez da falsidade e da mentira, que apenas confundem e enganam.
Faz melhor aquele que enxerga e vive, em cada assunto, a grandeza da verdade.
Falar a verdade sempre conquista o respeito e a confiança. A verdade, ao contrário da mentira e da falsidade, constrói e solidifica os relacionamentos.
A verdade resiste a qualquer escrutínio. A verdade vai longe. Por outro lado, como se costuma dizer: “A mentira tem pernas curtas.” Assim, viva a grandeza da verdade!
Muito obrigado por ter lido este artigo até o final!
Se gostou, por favor, compartilhe nas redes sociais para que outros também se beneficiem!
[Está lutando contra um hábito negativo e não sabe mais o que fazer para superar? Conheça meu processo de mentoria para ajudar você, CLICANDO AQUI.]
[Para falar diretamente comigo e tirar dúvidas pelo WhatsApp, CLIQUE AQUI.]