Todos nós temos hábitos bons, hábitos ruins e outros que ficam em campo neutro. Ou seja, se não nos fazem um grande bem, também não chegam a nos prejudicar. [Para saber como trabalhar pela internet, clique aqui.]
Por outro lado, os hábitos negativos podem ser altamente prejudiciais. Como exemplos, veja estes: beber demais, fumar, ver pornografia, jogatina.
Esses hábitos são negativos porque, literalmente, negam a você o usufruto de uma vida saudável, realizadora e feliz. Quer conhecer quatro dicas simples e poderosas que podem ajudar você a superar hábitos negativos? Então, continue lendo.
Você é capaz de fazer praticamente qualquer coisa na vida, desde que tenha um motivo suficientemente forte. Como exemplo, pense nesta situação que retrata muitos casos reais:
Carla é uma mulher de 30 anos, casou-se há cinco anos, e o seu maior sonho é ser mãe, mas nunca engravidou.
Ela também tem o hábito de fumar desde a adolescência, e já tentou de praticamente tudo para deixar o hábito mas não conseguiu.
Agora descobre que, finalmente, está grávida. Na última consulta a seu médico, ele lhe diz: ‘Tudo vai bem com o seu bebê até aqui, mas se continuar fumando o mais provável é que ele morra mesmo antes de nascer’.
E agora? O que você acha? Carla vai continuar fumando ou com certeza vai esmagar o último maço de cigarros sob os seus pés?
Em outras palavras, quando o seu motivo é suficientemente forte, nada impede você de ‘destruir’ um hábito ruim. [Para saber como criar um negócio online, clique aqui.]
Sim, descubra os gatilhos que disparam o hábito ruim, pois eles existem. E, a boa notícia, você pode desarmá-los.
Para tanto, você vai precisar desenvolver outro hábito que chamo de auto-observação. Vamos exemplificar novamente com o hábito de fumar.
De posse da informação ou de um conjunto delas, agora você vai acionar o gatilho de uma arma poderosíssima que poderá usar sempre que ocorrerem quaisquer dos eventos mencionados que o fazem você querer fumar.
Mas, antes de começar, dê atenção a estes dois lembretes: Primeiro aplique, conscientemente, o hábito da auto-observação; segundo, jamais subestime o poder da arma cujo gatilho você vai acionar e disparar.
É como segue: pense na cor mais feia que existe (em sua opinião), pense no pior aroma que já sentiu em sua vida, pense no pior sabor que já sentiu em sua vida, pense na substância, seja qual for, que lhe causa mais nojo.
Agora você vai se imaginar vendo alguém fazendo rapidamente e entregando a você um cigarro com essa substância, vai sentir aquele aroma que imaginou e, ao colocar o cigarro na boca (se colocar), vai sentir aquele sabor horrível que imaginou. Por favor
Sim, aqui se encontra outro hábito poderosíssimo. Pessoalmente, o chamo de autor-recompensa. Isso ocorre quando você consegue um êxito e se presenteia.
Pode ser algo tão simples como assistir a um bom filme, ir a uma lanchonete, a um passeio breve, só para um lanche na companhia de alguém que você ama: sua esposa, ou namorada, ou simplesmente na companhia de um amigo com quem possa conversar construtivamente.
O sistema de recompensa costuma funcionar muito bem. Precisa ser algo, extra, fora de sua rotina normal: um ingrediente a mais que vai potencializar sua jornada rumo à superação de um hábito.
Isso funciona, em parte, pela sensação de prazer e contentamento pelo motivo da recompensa: uma conquista, não importa de que tamanho.
Apenas tenha o cuidado de escolher uma recompensa que seja saudável sob todos os aspectos.
Vencer ou superar um hábito ruim nem sempre é algo muito difícil de conseguir. Às vezes, com algumas estratégias simples, você já consegue.
Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais.