Sem Medo De Água Fria
Você pode ser uma gata ou um gato, mas, por favor, mesmo que já tenha sido escaldado ou escaldada, não tenha medo de água fria. Pelo menos não no contexto aqui.
Se você, como eu, já toma um banho frio toda manhã, assim que acorda, e se todos os seus banhos são frios, parabéns!
Você descobriu um dos grandes segredos, 100% natural e econômico, para turbinar a sua saúde.
Benefícios Do Banho Frio
Direto ao ponto: você pode ver abaixo quantos benefícios o banho frio pode lhe proporcionar, o que faz valer a pena adotar o hábito caso ainda não o tenha feito.
Melhora a imunidade. Porque estimula a produção de glóbulos brancos, poderosas células que defendem o organismo contra gripes e resfriados e muito mais.
Beneficia a circulação sanguínea. Porque os vasos sanguíneos na superfície do corpo se contraem, o que eleva a circulação sanguínea, favorecendo a manutenção da temperatura corporal.
Além disso, reduz a produção de substâncias inflamatórias e favorece a prevenção de doenças cardiovasculares.
Melhora a saúde da pele. Isso acontece, em parte, porque fecha os poros, em vez de abrir, ao mesmo tempo em que ativa a circulação sanguínea.
Isso melhora o brilho e a saúde da pele, além de manter a pele com aparência jovem por mais tempo. Alivia o desconforto de pequenas inflamações da pele.
Melhora a aparência do cabelo. Ajuda a fibra capilar a reter melhor os nutrientes dos condicionadores.
Também diminui o ressecamento e aumenta o brilho e a maciez do cabelo. Ajuda a evitar caspa, coceira, descamação e excessiva oleosidade do couro cabeludo.
Proporciona relaxamento e alívio do estresse. Há receptores na pele que enviam estímulos ao cérebro, que produz o efeito calmante e tranquilizante.
Alivia dores em processos inflamatórios. Especialmente em dores musculares, contusões e inflamações nos tendões, ajuda a desinchar e proporciona alívio.
Ajuda a acelerar o metabolismo. Isso ocorre porque faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura corporal. Com o tempo, o corpo passa a queimar mais calorias.
Efeito estimulante ao acordar. É fácil notar como você fica mais alerta após um banho frio, pela produção de noradrenalina, um neurotransmissor que, entre outros efeitos, deixa a pessoa mais alerta.
Antes de dormir tem efeito relaxante. Nesse caso, porque mantém a temperatura do corpo um pouco mais baixa, e isso contribui para o sono.
Pode parecer contraditório, mas na hora de dormir é isso que acontece. Portanto, esse é, muitas vezes, o empurrãozinho que falta para a pessoa pegar no sono.
Melhora funções cerebrais e o humor. Porque faz o cérebro liberar endorfinas, os hormônios do bem-estar e da felicidade. Além disso, ajuda no equilíbrio do cortisol, o que favorece o equilíbrio das emoções.
Ajuda no alívio da depressão. Pode ajudar na diminuição do humor depressivo porque promove o envio de sinais receptores ao cérebro, o que resulta em aumento na produção de endorfinas, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar.
Ajuda no emagrecimento. Porque aumenta consideravelmente a metabolização da chamada gordura marrom, geradora de calor no organismo, que eleva a queima de calorias.
E se você pensa que essa lista é completa, engana-se, pois há ainda outros benefícios.
Mesmo assim, vale a pena considerar a pergunta abaixo antes de mergulhar de cabeça no banho frio.
Criar Ou Não O Hábito Do Banho Frio?
Pessoalmente, tomo banho frio, não só ao acordar, mas em toda ocasião, há cerca de 12 anos. Antes disso, só a ideia já era de gelar a espinha.
Agora, o único arrependimento que tenho sobre esse assunto é o de não ter começado décadas antes.
Isso mesmo, pois o banho frio é um dos meus maiores segredos de saúde, energia, disposição e bom-humor.
Mesmo assim, se ainda não começou e a ideia lhe parece congelante, comece devagar. De qualquer forma, se não tem o hábito, pelo menos por enquanto, alguns alertas são necessários.
Nada de esquentar a cabeça por causa disso; ao contrário, com a ‘cabeça fria’ você pensa melhor.
E, pensando bem, só não deixe que alguém dê ‘um banho de água fria’ na ideia de tomar um banho frio pelo menos quando acorda.
Uma sugestão. Se ainda não tem o hábito, comece o banho na temperatura de costume e vá baixando aos poucos.
Hoje, menos que ontem, amanhã menos que hoje, até chegar ao ponto em que já começa com o banho frio desde o início.
Um alerta. Antes de começar, consulte o seu médico, especialmente se tiver pressão alta.
Se gostou das sugestões, compartilhe com amigos, familiares e em suas redes sociais.
Muitíssimo obrigado!
Você acaba o que começa? Tem dificuldade em atingir metas? Quer superar algum hábito negativo? Clique aqui ou na imagem abaixo.