Faça O Melhor Com O Que Tem
“Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” – Aristóteles
Imagine que você não tenha os melhores materiais para fazer o seu trabalho, daí aquele para quem você presta o serviço lhe diz: Faça o melhor com o que tem. E agora? Por favor, leia o relato abaixo e vai entender o segredo.
Os Dois Entalhadores
Dois artífices em madeira, exímios entalhadores, faziam sucesso no país em que moravam.
De repente, os dois decidiram mudar, cada um para um país distante, em outro continente.
Ao chegar cada um ao seu destino, se estabeleceram, montaram a sua oficina e, quando estavam prontos para iniciar a sua atividade, para a surpresa de ambos, não havia naquelas terras a madeira que sempre usavam.
Testaram todas as madeiras possíveis: algumas eram duras demais, outras eram cheias de nós, outras eram ocas.
De início, ambos entraram em desespero, pois aquele era o seu meio de vida. E agora?
O que fazer visto que as economias estavam acabando e eles se encontravam em um país distante com seus filhos e esposa?
Um deles deixou-se vencer pelo desespero. Então, sem economias, vivia a pior fase de sua vida, fazendo pequenos serviços apenas para não ver a família passar fome.
O outro continuou testando madeiras, e cada vez que encontrava uma que fosse pelo menos um pouquinho melhor que as anteriores, colocava-a à parte.
Com o tempo, a sua persistência em trabalhar com o que tinha, foi finalmente recompensada.
Ele descobriu outras formas de usar as suas ferramentas de entalhador com as madeiras que estavam disponíveis, desenvolveu ainda mais a sua perícia.
Agora podia trabalhar não apenas com um tipo de madeira, mas com muitas outras. E, visto que se tornou ainda mais habilidoso, as suas obras de arte eram ainda mais apreciadas e tinham muito mais aceitação.
Quanto mais isso acontecia, tanto mais ele amava a sua arte, e quanto mais amava a sua arte e usava o que tinha, melhor se tornava.
Ele entendeu o segredo: fazer o melhor com o que tem torna a pessoa cada vez melhor no que decide ser e fazer. (Autor da metáfora: Elzir Barbosa, coach, terapeuta e palestrante.)
A moral da história é simples: Faça o melhor com o que tem, e logo você terá mais habilidades, possibilidades e conquistas.
O mais importante é que, ao ler até o final, se pergunte: quais são os meus aprendizados? Como vou usar? A lista abaixo é apenas um exemplo, uma simples sugestão do autor da metáfora.
Aprendizados:
- Seja persistente
- Seja flexível
- Seja adaptável
- Seja resiliente
- Seja paciente
- Seja criativo
Faça o melhor com o que tem, e tudo ficará melhor no final. Seja o que for preciso ser, sem jamais violar os seus mais elevados princípios e valores morais e espirituais.
Assim você cresce como ser humano, se sente melhor com o que é e, como resultado, produzirá sempre mais e melhor.
Se você gostou deste assunto, compartilhe-o em suas redes sociais e com os seus amigos!
Um forte abraço!
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: @elzirbarbosaoficial
Facebook: facebook.com/otimizes
Facebook: facebook.com/elzirbarbosa
Linkedin: linkedin/elzirbarbosa
Youtube: Elzir Barbosa