Estou Devendo Às Plantas?

Respire Certo E Viva Mais E Melhor

 

Muito antes do meu nascimento e do seu, claro, descobriu-se que, no processo de respiração, o ser humano inspira oxigênio e expira gás carbônico, enquanto as plantas inspiram gás carbônico e expiram oxigênio.

O que significa dizer que há uma troca em que ambas as partes se beneficiam. Isso é simplesmente fantástico. Durante o período de pandemia do Covid-19 usei máscara para me proteger e proteger outros do contágio com o temido vírus.

Com isso, não devolvi para as plantas todo o gás carbônico que produzi, uma vez que, de dentro da máscara, eu o inspirei de volta. Será que fiquei devendo às plantas?

Claro que não! A Natureza é abundante o suficiente para que tal não precise ocorrer. Por outro lado, o ser humano respirar gás carbônico não é nada saudável.

No entanto, dependendo de como e por quanto tempo usei (ou estou usando) máscara, acabei inspirando de volta uma grande quantidade de gás carbônico.

Em outras palavras, o prejuízo foi meu e de todos aqueles que assim procederam ou ainda procedem. Seja como for, isso foi feito para evitar um mau maior: o contágio pelo vírus.

Por que, até certo ponto, o prejuízo acontece? Muito simples: a chama da vida em cada célula do organismo é mantida acesa pelo oxigênio, não pelo gás carbônico, o que significa dizer: pouco oxigênio pouca chama, pouca vida.

É como quando você acende as bocas do seu fogão a gás. Pouco gás, pouca chama. Muito claro, não? O que fazer para respirar melhor?

Respire Certo Para Viver Mais E Melhor

Respire

É preciso entender que postes e árvores não transmitem vírus. Logo, se estou andando em uma rua, parque, praça, bosque ou semelhantes, longe de pessoas e mantendo uma distância segura das poucas que porventura passem por mim, longe de aglomerações, por que permanecer com a máscara? Nesse sentido, temos duas coisas importantes a lembrar:

  • Postes e árvores não transmitem vírus
  • O oxigênio é essencial para manter vivas as células

“A chama da vida em cada célula do seu corpo é mantida acesa pelo oxigênio.”

Então, qual a maneira certa de respirar, que é melhor para a saúde? É aquela em que você infla bem os pulmões, começando pela parte mais volumosa, inferior, enquanto inspira o oxigênio e expira o gás carbônico.

É simplesmente respirar como faz o bebê, o que significa dizer que é o modo natural como todo ser humano deve ou deveria respirar. Acontece que desaprendemos a maneira certa de respirar, à medida que vamos crescendo e nos tornando estressados.

Você é inteligente e sabe que este artigo simples tem como objetivo apenas dar algumas sugestões sobre respirar melhor, ao mesmo tempo em que seguimos as orientações de saúde que nos são transmitidas pelos órgãos competentes.

Ocorre que, às vezes, o nosso entendimento pode nos levar a outro extremo. E andar pelos extremos está longe de ser uma conduta salutar. Então, vale repetir que o equilíbrio em todos os aspectos da vida é onde se encontra uma medida maior de segurança.

Respirar Certo E Outros Segredos Simples De Saúde

Habitos saudaveis

Por alguns dias, você pode viver sem água; por algumas semanas, sem alimento; mas, sem oxigênio, apenas por alguns minutos.

“A chama da vida é mantida acesa em cada célula do seu corpo pelo oxigênio que você recebe pelo processo de respiração.”

É impressionante saber que cerca de 9.500 litros de ar passam pelos pulmões no espaço de um dia. Imagine quanto oxigênio recebemos para a manutenção da vida em nossas células.

E não é só isso! Quando você usa a respiração diafragmática os benefícios são muitos, o que inclui o alívio do estresse e da ansiedade, além de melhor desempenho cerebral, pressão arterial e desempenho do sistema imunológico.

A respiração diafragmática é assim chamada porque o músculo diafragma, que separa o tórax do abdômen, exerce um papel importante.

Na respiração diafragmática, dito de forma simples, é como se você respirasse com o abdômen. Uma vez que os pulmões como que empurram para baixo o diafragma, que por sua vez pressionam o abdômen também para baixo e você sente o sinto apertar.

Você pode praticar essa respiração, deitado, sentado, ou até mesmo em pé. Apenas tenha em mente que deve encher de ar os pulmões a ponto de sentir como se eles fossem na barriga. Assim: inspire pelo nariz, de forma lenta e profunda, e expire pela boca.

De preferência, segure um pouquinho o ar nos pulmões, isso em torno de 2 ou 3 segundos, e expire pela boca. Você pode fazer isso diversas vezes ao dia.

Os benefícios fazem valer a pena. E com o tempo essa respiração se torna quase automática, por força do hábito. Você vai estar sempre mais tranquilo (ou mais tranquila) e menos ansioso (ou menos ansiosa), além dos demais benefícios já mencionados e outros.

Respirar corretamente, dormir bem, tomar água suficiente (cerca de 2 litros por dia), alimentar-se de forma equilibrada e praticar atividade física de acordo com a sua idade e outros fatores são coisas simples que estão ao alcance de qualquer pessoa.

Isso é coisa que todo mundo sabe e pouca gente faz. No entanto, é na prática que o saber se converte em sabedoria.

“Todo o conhecimento do mundo sem aplicação na vida prática dá tanto resultado quanto soprar o sol.” – Elzir Barbosa

Às vezes, as pessoas até querem fazer as coisas, no entanto, o hábito da procrastinação é mais forte do que o hábito de entrar em ação o quanto antes e fazer acontecer o que você realmente quer.

Para fazer uma avaliação gratuita da sua saúde online, clique aqui ou no banner abaixo.

Quer superar um hábito negativo ou criar um hábito positivo e não sabe como? Não consegue acabar o que começa, atingir metas?  Clique aqui ou no banner abaixo.