‘Só Vendo, Vendo; Não Vendo, Não Vendo’

 “As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.” – Helen Keller

É claro que você já ouviu, leu ou, quem sabe, até já falou: ‘O que os olhos não veem o coração não sente’. Ou, ainda: ‘Só acredito vendo’.

Por outro lado, veja abaixo uma importante citação de Helen Keller:

“As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.” – Helen Keller

Acredito que já tenha visto em algum estabelecimento comercial o mesmo que meu pai afixou em uma das prateleiras de uma pequena mercearia que estava aos seus cuidados:

“Só vendo, vendo; não vendo, não vendo.”

Aí deu para brincar com dois verbos: ver e vender. E os beberiqueiros de plantão, que gostavam de pedir fiado, ficavam com aquela cara de mistério, e alguns arriscavam a perguntar o significado. Então, dada a explicação…

Como você pode notar, há duas maneiras de se ver qualquer coisa, pessoa ou situação: uma é com os olhos, e a outra é com o coração.

As duas têm o seu espaço e o seu valor. Optar por uma ou por outra vai depender do contexto. Por exemplo, você compraria um carro ou um apartamento sem ver? Dificilmente, não é verdade?

Para equilibrar a maneira de ver algo, outro ditado popular pode ajudar: ‘As aparências enganam’. De fato, as aparências podem ser enganosas.

Por isso, nesse contexto, o melhor é não se deixar enganar pelos olhos, mas verificar outros aspectos também. Mas isso é coisa fácil.

Outra situação é quando se trata da avaliação que fazemos das pessoas. Às vezes, uma cara amarrada, sisuda, esconde um coração bondoso.

Por outro lado, um sorriso lindo também pode esconder um coração não tão lindo assim. Mas fique atento, pois como notou, usei a palavra ‘pode’.

Daí a necessidade de fugirmos dos julgamentos, quer dizer, jamais vamos julgar as pessoas ou alguma coisa, seja o que for, pelas aparências, que podem ser enganosas.

Quando se trata do ser humano, em especial, o melhor é tentar ‘ver’ ou ‘sentir com os olhos do coração’, como disse Helen Keller.

Agora, imagine que você está indo a uma entrevista para conseguir uma vaga em uma empresa, o que vai fazer quanto ao seu visual? É claro que você quer causar uma primeira boa impressão.

Cuidados Para A Primeira Impressão

Entrevista de emprego

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, por exemplo, como escolher roupa, calçado e outros itens? Em outras palavras, como cuidar da aparência para causar uma primeira boa impressão?

Isso é mesmo importante? Pois bem, considere a descoberta da Neurolinguística quanto à impressão que se causa em um primeiro momento.

Segundo os estudiosos da matéria, a primeira impressão que causamos é, em geral, assim distribuída:

Visual: 55%

Vocal: 38%

Verbal: 7%

Visual. É tudo que se vê: a roupa, calçado, cabelo, postura física, sorriso, bem como maquiagem e joias, no caso das mulheres.

Digamos que você esteja pleiteando um cargo executivo. Pouco adianta ir com roupa de marca, bem passada, mas uma gravata suja ou torta. No caso das mulheres aplica-se o mesmo princípio.

Quando se trata de cargo executivo, em geral, é melhor evitar os exageros em maquiagem, joias e penteados. E, em ambos os casos, o visual inclui também a postura física e a gesticulação.

Em todos os casos, a moderação é sempre recomendável. Lembre-se: é a primeira impressão que fica.

Vocal. É tudo o que está relacionado com a sonoridade: tom de voz, volume, ritmo e assim por diante. Tudo bem modulado, bem dosado e levando em conta a situação.

Verbal. É a fraseologia em si, o que inclui: as palavras, as frases, a precisão de sentido e a clareza de raciocínio na exposição do conhecimento que você tem do assunto.

Acrescente Clareza Com O Tom E O Conteúdo

ENTREVISTA

Por que cuidar muito bem do tom e do conteúdo? É simples: o avaliador experiente não se deixará levar apenas pelo que parece aos olhos.

Ele conhece todos os aspectos mencionados e muito mais. Um tom confiante, não arrogante, e uma voz clara com uma boa pronúncia ajudam muito.

E o mesmo pode-se dizer do conteúdo geral da fala, da precisão ao responder às perguntas, revelando conhecimento da área para a qual busca uma vaga.

Frases curtas na exposição das ideias, sem exageros, são de muita ajuda. Em caso de dúvida, uma pesquisa no Google sobre como se portar numa entrevista de emprego vai ajudar, pois há muito material de qualidade sobre esse assunto.

O exemplo usado aqui foi o de uma entrevista de emprego, mas o mesmo pode-se dizer das demais situações da vida.

Quando quiser causar uma primeira boa impressão, esses aspectos precisam ser levados em conta, além de outros. Cada contexto exige atenção individualizada.

Se você, habitualmente, já se porta assim nas situações corriqueiras da vida, vai ser mais fácil, porque, muito além do visual, você vai ser e parecer espontâneo.

Em resumo, cuide bem do seu visual e de sua comunicação vocal, pois isso faz muita diferença na impressão que causa em qualquer situação da vida.

E então, gostou desse assunto? Nesse caso, por favor, compartilhe em suas redes sociais e com os seus amigos.

Muito obrigado e um forte abraço!

Elzir Barbosa 1 231x300

Você acaba o que começa? Tem dificuldade em atingir metas? Quer superar algum hábito negativo? Clique aqui o na imagem abaixo.


Atingir metas superar habitos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.